Não só no Dia da Consciência, celebrado nesta sexta-feira (20), mas em todos os dias do ano, devemos lembrar da importância da representação. Sentir-se retratada nas telas é algo muito importante para a autoaceitação, a quebra de estigmas e preconceitos na sociedade. Pensando nisso, o portal Jetts separou 8 e séries incríveis com protagonistas negras que você precisa assistir.

Atualmente, existem produções incríveis com protagonistas negras que dão um show de representatividade. Além de serem feitos para as mulheres negras, algumas produções também são feitas por elas. Como a série “Insecure”, da HBO, produzida, escrita e protagonizada por Issa Rae, um grande sucesso na crítica especializada.

A Cor Púrpura: Whoopi Goldberg é a protagonista desse clássico importantíssimo na história do cinema. O filme de Steven Spielberg, apresenta a luta e a evolução de Celie, uma mulher abusada pelo pai durante a infância.

Scandal: na série, Olivia Pope é uma poderosa advogada que trabalha para proteger a reputação de membros da elite americana Ela os ajuda a não aparecerem em escândalos que possam comprometer suas vidas públicas.
Olivia abre sua empresa após sair da , mas ela não consegue cortar os laços completamente.

Estrelas Além do Tempo: o filme é inspirado na história real de três mulheres negras essenciais no lançamento da primeira viagem ao espaço nos anos 60. Ele conta a história das cientistas da NASA, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson.

Roxanne Roxanne: o filme original é baseado na história da rapper americana Roxanne Shante. Roxanne Shante foi uma das primeiras rappers femininas a alcançar o sucesso.

O Ódio que Você Semeia: o filme conta a história de Starr Carter, uma jovem negra que estuda em uma escola de elite particular. Ela aprende a se comportar de uma forma diferente de onde cresceu e se mantém longe das questões raciais, mas tudo muda quando ela se torna a única testemunha do assassinato de seu melhor amigo por um policial.

Histórias Cruzadas: o filme conta a história das empregadas negras nos Estados Unidos durante a luta pelos direitos civis Octavia Spencer, Aunjanue. Ellis e Viola Davis fazem parte do elenco brilhante do longa-metragem Mostra personagens femininas fortes e nos insere na intimidade e preconceitos vividos pelas mulheres negras.

How To Get Away With Murder: Viola Davis interpreta a professora universitária e advogada renomada Annalise Keating. Ela reúne cinco de seus melhores alunos para trabalhar com ela em seu escritório de Direito. A mulher implacável vai se revelando suas fragilidades, enquanto a turma de advogados se envolve em crimes de assassinatos. Em 2015, Viola Davis se tornou a primeira mulher negra a ganhar o ‘Emmy' de Melhor Atriz de Drama.