Recentemente, no dia 14 de setembro, noticiamos aqui no Midiamax a iniciativa tomada pelo Professor de inglês, Igor Kudo, que em apenas uma ida ao , conseguiu coletar 5 sacos de lixo deixados pelos visitantes. A nobre atitude repercutiu positivamente e novos voluntários juntaram-se à causa e uma importante parceria foi fechada com a Solurb, que também apoiou a ação, disponibilizando parte de sua equipe, materiais para coleta dos resíduos e um caminhão para encaminhar todos os descartes para seu devido lugar. 

A ação aconteceu no último sábado, 19, “Dia Mundial da Limpeza”, na mesma semana em que a reportagem foi publicada. “Após a notícia do Mídiamax muita gente me procurou pelo Instagram para mais informações e disposta a ajudar. A matéria foi crucial para unir grupos e pessoas com interesses em comum, o campo-grandense acompanha as notícias da cidade pelo Mídiamax, é muito legal ver quantas pessoas estão dispostas a colaborar”, conta Igor.  

Projeto ambiental no Céuzinho ganha reforço e voluntários realizam “faxinão” pelo meio ambiente 
Céuzinho lindo e limpo, que imagem maravilhosa! (fotos: divulgação)

Mesmo com vontade de fazer algo em prol do , muitas pessoas não sabem como ajudar. A pauta ambiental caiu como uma luva para os entusiastas da natureza, que não só colaboraram com a ação, mas como realizaram um brilhante trabalho. 

“No sábado, definimos um ponto de encontro, por volta das 8 da manhã. Nos organizamos em grupos e nos dividimos para percorrer os pontos de banho do Céuzinho (a Cachoeira do Céu, a Cachoeira do Salto e a velha). A agência Sopa de Pedra, que organiza passeios no local, ajudou com o mapeamento da área. A Solurb enviou a Mara Calvis, educadora ambiental e mais 4 pessoas para nos auxiliarem. Doaram 500 sacos de lixo com capacidade para 100 litros e luvas para manejo correto e seguro do lixo. Foram 3 horas de ação e foram retirados muitas garrafas plásticas, garrafas de cerveja long neck, latas, peças de roupa, pneus, pedaços de televisores e geladeiras e até um vaso sanitário”, detalha o Professor. 

Projeto ambiental no Céuzinho ganha reforço e voluntários realizam “faxinão” pelo meio ambiente 
Igor Kudo, voluntários e o início de um grande projeto (fotos: divulgação)

O resultado desta primeira ação coletiva, juntou mais de 430 Kg de lixo no Céuzinho, coletados por cerca de 40 voluntários, que dedicaram esforços e amor pela natureza. “A Ana Paula Palmeira, da Parmelitas, fez placas lindas com madeira reaproveitada, sábado iremos fazer a instalação de forma que não cause impactos ambientais (há postes de energia na entrada) para conscientizar os frequentadores”, conta Igor. 

Projeto ambiental no Céuzinho ganha reforço e voluntários realizam “faxinão” pelo meio ambiente 
Taí o resultado: 420 kg de lixo retirados da natureza (foto: divulgação)

Quer mais uma excelente notícia? O grupo / projeto vai continuar! Tanto no Céuzinho quanto em outros pontos naturais da cidade. A ideia é ajudar o projeto da Solurb, que está visitando 30 córregos da cidade, todos com lixo jogado pela população. O trabalho de limpeza e conscientização não pode parar. 

Quer se juntar a este projeto? Entre em contato com o idealizador do projeto, pelo Instagram de Igor Kudo e partiu ajudar o planeta!