Na corrente das lives, o Pint of Science Brasil, um dos maiores Festivais de ciência do mundo, convida os pesquisadores para celebrar a ciência de 11 a 13 de maio, sempre a partir das 19h, horário de Brasília. A iniciativa faz parte de incentivar a ciência respeitando o isolamento de casa através da internet.

Além disso, como as lives sertanejas também fazem, o Festival também resolveu divulgar campanhas de doações! Acesse os links e descubra iniciativas incríveis que, assim como o Pint, estão espalhadas pelo Brasil: https://linktr.ee/pintbr

Por fim, se o financiamento coletivo alcançar os 100%, o Pint irá doar 10% do valor arrecadado para a compra de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)!

Pint of Science é o nome do maior festival de ciência que ocorre no mundo. Um festival parecido com os de que ocorrem shows em diferentes palcos ao mesmo tempo, mas ao invés de bandas, os holofotes são para pesquisadores.

O evento surgiu na em 2013 com Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, que tinham a intenção levar os cientistas para perto das pessoas de uma forma divertida, como em bares e restaurantes para conversar sobre ciência, ao invés do caminho mais tradicional do público ir até às universidades e conversar com os pesquisadores.

Com o passar dos anos, mais países e cidades foram aderindo à proposta, promovendo o evento simultaneamente pelo globo. Para se ter noção, este ano são 11 países participantes: Reino Unido, França, Espanha, Itália, Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Irlanda, Tailândia e o Japão.

Acesse https://linktr.ee/pintbrlive para ser redirecionado ao Canal no YouTube. A transmissão também acontecerá pela página no Facebook.

Confira a programação:

12/05 – Terça-feira

No segundo dia de Pint of Science Online, serão dois convidados: Dra. Ethel Maciel, que já foi vice-reitora da Federal do Espírito Santo, contará um pouco das histórias das pandemias. Já o Dr. Felipe Naveca conta como são feitos os testes diagnósticos e as vacinas!

Link para a live: https://youtu.be/3ItHOnmc_ps

dia2

Participantes:

Ethel Leonor Noia Maciel: Professora associada da Federal do Espírito Santo e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia. É Coordenadora de área de Epidemiologia e Presidenta da Rede Brasileira de Pesquisas em Tuberculose (REDE-TB). Co-Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na UFES. Vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no período de 2013 a 2020.

Felipe Gomes Naveca: Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada UFAM (Universidade Federal do Amazonas. Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro (ILMD/Fiocruz) e Biologia Celular e Molecular (PGBCM – IOC/Fiocruz). Membro da Rede Nacional de Especialistas em e Doenças Correlatas – RENEZIKA, DECIT, Ministério da Saúde. Desde março de 2012 exerce a função de Vice-Diretor de Pesquisa, e desde agosto de 2013 a função de Diretor substituto do ILMD/Fiocruz Amazônia.

13/05 – Quarta-feira

Se você se preocupava que o seu cachorro ou gato ficava chateado de ficar o dia todo em casa, pois bem, agora você tem certeza. O pico de acúmulo de gordura chegou e já não faz diferença se é sábado, domingo ou segunda. Para explicar o que essa mudança brusca de comportamento pode nos fazer, o Pint os Science Brasil traz cientistas que estudam comportamento animal e que vão, de uma vez por todas, comprovar que somos como todos os outros mamíferos, com um pouco mais de ansiedade e manias estranhas. 

Link para a live: https://youtu.be/OCv6kJJCds8

dia3

Participantes:

Ronaldo Pilati: Professor associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST) e do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB (Universidade de Brasília). Autor do Livro “Ciência e Pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar”.

Eduardo Bessa: Tão apaixonado por ciência que sai por aí falando dela para quem quiser ouvir. Biólogo pela USP com doutorado na UNESP, hoje é professor de Zoologia na UnB (Universidade de Brasília), além de coordenador do Pint no Centro-Oeste.

Ana Carolina Souza Ramos de Carvalho: Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Santo Amaro (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de (2008). Atualmente é mestranda da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Astrobiologia.