Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Pantanal em luto: aos 101 anos, morre o mestre cururueiro Agripino Magalhães

A Cultura Pantaneira está de luto neste domingo (26), com a morte do mestre curureiro Agripino Magalhães, aos 101 anos. Por conta da idade avançada, ele vinha apresentado problemas de saúde e faleceu em casa, segundo informou o Diário Corumbaense. Márcia Rolon, diretora do Moinho Cultural Sul-Americano, lamentou a perda. “Hoje a cultura amanheceu sem […]
Arquivo -

A Pantaneira está de luto neste domingo (26), com a morte do mestre curureiro Agripino Magalhães, aos 101 anos. Por conta da idade avançada, ele vinha apresentado problemas de saúde e faleceu em casa, segundo informou o Diário Corumbaense.

Márcia Rolon, diretora do Moinho Cultural Sul-Americano, lamentou a perda. “Hoje a cultura amanheceu sem o seu maior Mestre do Saber do Estado … Foram cem anos de histórias cantadas e dançadas em forma de siriri e cururu! Agora o nosso Mestre Seu Agripino irá poder ter força divina para sapatear e tocar a sua Viola de Cocho!”, postou ela em um perfil de rede social.

A diretora ainda destacou que Magalhães foi um “grande parceiro” do Moinho Cultural, participando de atividades e ensinando a fabricação e afino da viola de cocho –instrumento que faz parte da história da região. “A perda para a cultura é imensa”, afirmou Márcia.

Nascido em 11 de junho de 1918 em Poconé (MT), Agripino era considerado um dos ícones da cultura local e visto como o maior mestre cururueiro de e , onde se instalou ainda jovem, aprendendo com o avô o ofício de cururueiro –tendo fabricado mais de 300 violas com os padrões e superstições que integram este Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, como lembrado pelo Diário Corumbaense.

Em 2017, Agripino recebeu pela segunda vez o título de Mestre da Cultura Popular do Ministério da Cultura. Também ganhou a Medalha Conceição dos Bugres da Assembleia Legislativa.

Agripino se aposentou como estivador. Foi casado por 70 anos, teve 12 filhos e mais de 30 netos e bisnetos, nenhum deles ligado à arte do cururueiro –único artesão apto a fazer artesanalmente a viola de cocho, a partir de um tronco inteiro. O instrumento é o principal usado no cururu e no siriri, duas danças tradicionais do .

Por conta da pandemia de , o velório durou duas horas no início desta tarde. O sepultamento deve ocorrer até as 16h, no Cemitério Santa Cruz.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vacinação contra a gripe

Corumbá terá mutirão de vacinação contra a Influenza neste sábado

Bolsonaro defende que deveria ser beneficiado com suspensão de ação de Ramagem pela Câmara

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Vista aérea de Paranaíba (Foto: Parada Dez)

Prefeitura de Paranaíba abre seleção com 33 vagas e salários de até R$ 4,6 mil

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Multa de siderúrgica é revertida em recurso para instalação de 25 novos parquinhos

Últimas Notícias

Polícia

Polícia faz buscas por corpo que teria sido encontrado em mata no Parque dos Laranjais

Equipes do Corpo de Bombeiros também estão no local realizando buscas após denúncia

Cotidiano

Abalo sísmico ocorreu a 100 km de Sonora e gerou 16 ‘réplicas’ na região, explica sismólogo

Ocorrências são relativamente comuns, principalmente na região do Pantanal

Publieditorial

Plinko meu diário de lançamentos e pequenos ganhos

Quando decidi buscar um passatempo simples para alternar entre tarefas, encontrei o plinko em um site de jogos e tudo mudou de ritmo. Fiquei fascinado pela bolinha quicando nos pinos e pelo suspense de cada queda. Bastou uma tarde de testes para sentir que aquele tabuleiro era o lugar perfeito para diversão com apostas curtas, … Continued

Cotidiano

TCE-MS realiza live para esclarecer condições para recebimento de recursos do VAAR

Live será realizada na próxima sexta-feira (16)