Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

OVNIs? Luzes no céu de Campo Grande assustam e devem continuar visíveis nos próximos dias

Na noite deste domingo (10), muitos campo-grandenses se assustaram com a presença de luzes no céu que se movimentavam em sincronia
Arquivo -

Na noite deste domingo (10), muitos moradores se assustaram em com várias luzes avistadas no céu se movimentando em sincronia. Apesar da similaridade com os OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) da ficção científica, os objetos brilhantes vistos voando em fila são satélites Starlink, da empresa SpaceX, que operam em teste e puderam ser vistos por todo Brasil e pelo mundo.

O número de satélites Starlink lançados pela SpaceX já é de mais de 420, por enquanto. O projeto tem autorização para lançar 30 mil unidades, mas esse número pode subir para 42 mil, de acordo com os planos da empresa do bilionário Elon Musk. O objetivo é fornecer banda larga de alta velocidade e baixa latência a todo o planeta, incluindo áreas remotas onde, hoje, não há esse tipo de conexão.

Contudo, as centenas de satélites já lançados vêm causando bastante controvérsia no meio científico, pois sua reflexividade faz com que os objetos apareçam no céu noturno, prejudicando observações astronômicas. Por isso, a empresa recentemente anunciou novas medidas que testará, a partir do lançamento de junho deste ano, para resolver o problema.

A SpaceX está trabalhando num “DarkSat”, uma espécie de “modo escuro” e fará com que a refletividade dos satélites seja reduzia em quase metade. Além da refletividade dos satélites, a Space X está também a estudar alterações na forma como estes corpos artificiais orbitam.

Quem quiser acompanhar a trajetória dos satélites da SpaceX pode usar o app Find Starlink, que também possui uma versão web. A ferramenta funciona de uma maneira muito simples: você coloca sua localização e ele diz exatamente quando haverá uma passagem brilhante de um satélite Starlink. No Brasil, um novo “trem de satélites” deve cruzar os céus por volta das 19h desta segunda-feira (11).

OVNIs? Luzes no céu de Campo Grande assustam e devem continuar visíveis nos próximos dias
Luzes no céu vistas na noite de ontem em Campo Grande era satélites Starlink da empresa SpaceX (Reprodução, Jeancarlo.albuquerque)

Segundo o membro do Clube de Astronomia Carl Sagan da , Jean Carlo de Albuquerque, o problema maior não é a luminosidade mas sim a quantidade de satélites em órbita ao mesmo tempo, o que prejudica fotografias de longa exposição, por exemplo.

“Para as observações em si não é um fenômeno que nos atrapalhe. Na verdade nós até gostamos de ver por ser um fenômeno muito interessante. Mas no caso de algum estudo mais aprofundado do céu como fotografias de longa exposição, ai sim gera uma perturbação… Geralmente quem não tem o costume de observar o céu ficaria assustado mesmo”, diz o estudante de Física.

Na noite deste Dia das Mães, as foram tomadas por diversas imagens que registraram a passagem da frota espacial de Elon Musk. O fenômeno já havia sido presenciado por lentes curiosas no Brasil durante o mês de abril, e vai se repetir mais algumas vezes por aqui. Então, se você também viu pontos brilhantes se movimentando de maneira incomum pelo céu, mantenha a calma, pois não são OVNIs.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vereador diz que ‘exame Angelina Jolie’ será oferecido pelo SUS neste 2º semestre

Presidente do STF fica preso em elevador na sede da OAB em Fortaleza

Bebê

‘Hoje a festa é no céu’, mãe fala sobre a dor da perda da filha que faria 1 ano em MS

Motociclista fica ferido após acidente na BR-163, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

onde comprar morango do amor em campo grande

Tá com vontade? Veja onde comprar morango do amor em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Amores de Preta Gil: cantora ganha homenagens de artistas com quem viveu romances

Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, enquanto fazia um tratamento contra o câncer nos Estados Unidos; confira as despedidas

Cotidiano

De Excel a cuidados com idosos, faculdade abre oferta cursos gratuitos em Campo Grande

Cursos ofertados durante as férias acadêmicas são presenciais

Polícia

Confeiteira que esfaqueou mulher no Centro vai continuar presa em Campo Grande

Suspeita passou por audiência de custódia nesta segunda-feira

Mundo

China reage a sanções da UE à Rússia e promete medidas para proteger empresas e bancos

Governo chinês manifestou "forte insatisfação" e "firme oposição" à decisão da União Europeia