Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Número de ciberataques aumentou 20.000% no primeiro semestre deste ano

Os ataques a plataformas de aulas on-line cresceram mais de 350% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Arquivo -

Nos últimos meses, não foram somente as pessoas que tiveram que ficar alerta com a . Um outro vírus, dessa vez no digital, também colocou em risco a segurança de usuários de tecnologias: o malware – termo muito conhecido entre os profissionais de Tecnologia da Informação. Conforme apontou o Kaspersky, houve um aumento de mais de 20.000%, somente no primeiro semestre de 2020, no número de usuários atacados por vírus disfarçados de aplicativos de conferência ou de ensino a distância.

No período, os recursos educacionais on-line estiveram entre os principais alvos desses ataques, que visam sobrecarregar uma rede até que o servidor fique inacessível. Os ataques a plataformas de aulas on-line cresceram mais de 350% de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, aponta o relatório.

No caso de plataformas educacionais vítimas deste tipo de ataque, a página da instituição pode ficar “fora do ar” no intervalo de tempo de alguns dias e semanas, causando transtornos nas operações das organizações e, no caso de recursos educativos, impedindo estudantes e de acessar os materiais de ensino.

“O consequente aumento da popularidade das plataformas educacionais on-line [por conta da ], associado à falta de preparação, tornou o setor educacional um alvo ideal para ciberataques. Tendo em conta que muitas escolas e universidades planejam continuar a realizar aulas a distância, é fundamental que as organizações tomem medidas para proteger os ambientes de educação digital”, comenta Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

Além dos ataques virtuais às plataformas de educação, o antivírus Kaspersky detectou ameaças disfarçadas de aplicativos como o Moodle, Zoom, edX, Coursera, Google Meet, Google Classroom e Blackboard, esta última, muito utilizada por professores e alunos de cursos de graduação.

 

Dicas para proteger o computador contra vírus

Algumas medidas simples podem impedir que vírus ataquem a segurança de dispositivos de rede. Dentre as medidas apresentadas pela Microsoft estão:

– Instalar um aplicativo antimalware (antivírus). O Windows Defender é um software antimalware gratuito incluído no Windows e pode ser atualizado usando o Windows Update. Além deste, existem outros como McAfee, AVG AntiVirus, Avast, Avira, Bitdefender etc.

– Não abrir mensagens de e-mail de remetentes desconhecidos ou anexos de e-mail que você não reconhece. Mesmo que sinta curiosidade, não abra se você desconhecer o remetente ou anexo!

– Usar um bloqueador de pop-ups com o navegador da Internet. No Windows, por exemplo, o bloqueador de Pop-ups do Windows Internet Explorer é ativado por padrão.

– Se estiver usando o Internet Explorer, verificar se o Filtro SmartScreen está ativado.

– Ter bastante cuidado ao executar aplicativos não reconhecidos baixados da Internet, pois estes têm mais chances de não serem seguros.

– Limpar o cache da Internet e histórico de navegação.

– Se estiver em um site que solicita dados bancários, observar se há o símbolo de um cadeado na barra do endereço eletrônico.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

Dois motociclistas ficam feridos após acidente na Avenida Tamandaré, em Campo Grande

Promotor manda Papy encerrar contrato de escritório de filha de desembargador investigado

Está na lista? Prefeitura de Campo Grande convoca aprovados em seleção de estágio

Notícias mais lidas agora

Prejuízo imediato: suspensão de carne aos EUA compromete estabilidade em MS, analisa Famasul

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

aplicativo fies estudantes

MS é o 5° estado com menos vagas no Fies do segundo semestre

Últimas Notícias

Transparência

MP recorre para condenar Carlos Assis por contrato superfaturado durante gestão de Reinaldo

Procuradora pede que ex-secretário de administração devolva cerca de R$ 1,6 milhão aos cofres públicos

Política

Centro-oeste vai na contramão do Brasil e desaprova governo Lula, aponta Quaest

Compilado nacional diz que aprovação do presidente subiu após posicionamentos contra as medidas de Donald Trump

Cotidiano

Cuidado ao soltar pipa nas férias vão de risco de falta de energia a mortes em Campo Grande

Vai entrar na brincadeira? Escolher local seguro e priorizar segurança pessoal e coletiva é fundamental

Mundo

EUA iniciam investigação sobre tarifas brasileiras

Investigação busca determinar se práticas do governo do Brasil restringem o comércio estadunidense