O WhatsApp está preparando várias novidades que prometem facilitar a vida dos usuários. Confira cinco novidades que já estão em fase de testes e podem ser lançadas em breve. Vale ressaltar que ainda não há previsão de chegada desses recursos a todos os usuários.

“Modo férias”

Basicamente, essa funcionalidade permite arquivar conversas com contatos ou grupos sem que elas voltem a aparecer na lista geral de chats quando alguém manda uma nova mensagem —ou seja, permite ao usuário esconder conversas da janela principal do app.

Chats arquivados aparecendo no topo da lista do WhatsApp com nova função ativada - Reprodução/WaBetaInfo - Reprodução/WaBetaInfo

O usuário poderá escolher receber ou não notificações de conversas arquivadas, o que pode ser muito útil, como o próprio nome diz, quando se entra em férias e deseja não receber alertas de conversas do grupo do trabalho, por exemplo.

Atualmente, o usuário não tem escolha: ao arquivar uma conversa, ela voltará para a lista de chats principais sempre que houver novas mensagens —o arquivamento, na maioria das vezes, só serve para grupos que você não faz mais parte.

Edição de imagens

Outra mudança será na edição de imagens diretamente pelo WhatsApp. A novidade permitirá que você alinhe melhor elementos como texto, figurinhas e emojis ao editar, por exemplo, uma foto adicionando elementos visuais. Aparecerá na foto linhas mostrando onde está exatamente o alinhamento para você se guiar.

Esse é um recurso que será muito parecido com o stories do Instagram – outra do Facebook.

Mais colorido

O WhatsApp deve disponibilizar uma ferramenta chamada de “Doodle” que, ao ser ativada, projetará nesse fundo de tela pré-definido com cores vários rabiscos e desenhos discretos, deixando o fundo de tela menos sisudo.

Doodle do WhatsApp deixa menos sisudo fundo de tela de conversas - Reprodução/WaBetaInfo - Reprodução/WaBetaInfo

Catálogo

Essa funcionalidade é voltada a negócios e disponibilizará um botão de catálogo que leve para os itens vendidos por determinada conta comercial no aplicativo.

Armazenamento

Essa função deixará bem mais fácil liberar espaço do WhatsApp no celular. Inicialmente, os testes apontavam que essa ferramenta contaria com filtros para você distinguir os arquivos baixados no WhatsApp como por tamanho, por itens encaminhados e por aí vai. No entanto, como mostra a imagem abaixo, o novo recurso vai além.

Novidade do WhatsApp promete ajudar a liberar espaço no celular - Reprodução/WaBetaInfo - Reprodução/WaBetaInfo

A primeira coisa que dá para notar é a barra que mostra o uso de armazenamento do app —e o quanto as mídias recebidas e enviadas tomam desse armazenamento.

Assim como alguns aplicativos, o WhatsApp irá sugerir eliminar arquivos desnecessários do aplicativo. Assim, o usuário ganha mais espaço em seu aparelho.

Tudo isso deve mudar radicalmente a interface para usuários eliminarem arquivos do celular —e, ainda, tornar o processo menos complicado.