A agendona deste fim de semana é histórica. Por respeito aos pedidos das autoridades para que as pessoas evitem sair de casa, nesta sexta-feira (20), a programação vai ser voltada àqueles que estão em isolamento no conforto de suas casas. O cenário atual é de cuidados redobrados com o objetivo de dificultar a proliferação da pandemia do coronavírus. Em pronunciamento na última quarta-feira (19), o prefeito de , Marquinhos Trad, determinou que todos os empresários de bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres restrinjam a capacidade de lotação de até 30%. Shoppings, parques e praças estão fechados, assim como grandes eventos foram cancelados.

Sem Netflix

Uma das opções, para quem não é assinante da Netflix, é o Canal Futura. A emissora alterou a grade até o mês que vem e vai disponibilizar o Telecurso e outros programas educativos para alunos e docentes. O material está liberado gratuitamente no FuturaPlay, Youtube e redes sociais.

Alguns canais da Tv por assinatura estão liberados para os próximos 30 dias, entre eles estão todos os Telecines (Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca e Cult); canais da Walt Company desde ESPN até National Geographic; plataforma de streaming da Globo – o Globoplay; e a plataforma de streaming de , o SpCineplay.

Quem é cliente da Sky TV vai poder apreciar diversos canais que foram liberados pela operadora. A&E, Animal Planet, Discovery Kids, Sony Channel e Waner estão entre os gratuitos.

A operadora Claro abriu por tempo indeterminado todos os canais, exceto HBO Premium e Fox Premium.

Canais pagos do grupo como o BandSports também estão liberados pelos próximos 30 dias para quem é assinante da Net TV, Vivo, Sky e Claro.

Música

A plataforma de streaming de ópera operavision.eu disponibilizou todo o arquivo para acesso gratuito, além disso também existe a previsão de ser transmitido ao vivo no final do mês um festival dedicado a Mozart.

A Casa de Orquestra Filarmônica de Berlim também concedeu gratuitamente pelos próximos dias o arquivo das apresentações gravadas no local.

O vocalista do Death Cab For Cutie, Ben Gibard, prometeu transmitir apresentações ao vivo do seu estúdio todos os dias pelo Facebook e Instagram, às 20h.

A Universal Music vai estrear o Festival Música em Casa, entre os dias 20 e 29 de março serão transmitidos gratuitamente shows diretamente da casa de cada músico convidado. Ao todo serão mais de 40 artistas, entre eles Sandy, Atitude 67, Jão, Felipe Araújo, Melim, Vitão, Di Ferrero, Projota, Léo Santana, Michel Teló, Paula Fernandes, Luísa Sonza, Mumuzinho, Gaab e 3030.

Neil Young é outro artista que deve transmitir pelas redes sociais uma série apresentações intimistas ao lado da lareira de casa.

A partir desta sexta-feira até o dia 22, alguns artistas brasileiros se apresentam no Festival La Casa, inspirado na versão portuguesa. Os shows serão de 30 minutos cada, das 17h à meia-noite. Entre os convidados estão Ana Gabriela, Baby do Brasil, Biquini Cavadão e Suricato.

Em Portugual, 78 artistas se apresentam no Festival #EuFicoEmCasa. Entre o elenco estão nomes como António Zambujo e Diogo Piçarra.