Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

MIS realiza Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo

Realizado em parceria com o Curso de Audiovisual da UFMS, o Ciclo terá uma exibição mensal, durante o primeiro semestre de 2020. A curadoria é dos professores Júlio Carlos Bezerra e Vitor Zan. O Ciclo se inicia com a exibição do filme “Branco sai, preto fica”, com direção de Adirley Queirós. O filme cria suas […]
Arquivo -
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Realizado em parceria com o Curso de Audiovisual da UFMS, o Ciclo terá uma exibição mensal, durante o primeiro semestre de 2020. A curadoria é dos professores Júlio Carlos Bezerra e Vitor Zan.

O Ciclo se inicia com a exibição do “Branco sai, preto fica”, com direção de Adirley Queirós. O filme cria suas imagens e sons a partir de uma história trágica: dois homens negros, moradores da maior periferia de , ficam marcados para sempre graças a uma ação criminosa de uma polícia racista e territorialista da Capital Federal. Essa polícia invade um baile black. Tiros, correria e a consumação da tragédia: um homem fica para sempre na cadeira de rodas, o outro perde a perna após um cavalo da polícia montada cair sobre ele. Mas esses homens não se sentem confortados em contar a história de maneira direta e jornalística. Eles querem fabular, querem outras possibilidades de narrar o passado, abrindo para um presente cheio de aventuras e ressignificações, propondo um futuro.

Para a coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro, a parceria com o curso de Audiovisual da UFMS, que teve início no ano passado, é importante no sentido de aproximar os alunos das atividades do museu e dos filmes e produções locais.

“Queremos oportunizar também ao público em geral as exibições e debates sobre o que está sendo produzido no Brasil de hoje, quais as técnicas, narrativas, linguagens e conteúdo, no sentido de despertar para o conhecimento de um mais próprio, mais nosso, sendo esta uma estratégia democrática e necessária nos dias atuais”, conta Marinete.

O professor Júlio Carlos Bezerra agradece a parceria do MIS com o recém aberto curso de audiovisual da UFMS. “O MIS é exatamente o ponto de referência no Estado para quem faz cinema aqui, por isso é importante que esta parceria seja cada vez mais intensa e duradoura. Esse ciclo de cinema brasileiro contemporâneo parte de um incômodo muito grande de nós, professores do curso. O mercado exibidor aqui do Estado é muito negligente no que diz respeito ao cinema brasileiro, então nossos alunos acabam tendo muito pouco contato com o que de melhor tem sido feito no Brasil hoje, esse é um problema grave. Então o professor Vitor Zan e eu organizamos uma curadoria absolutamente pessoal, são filmes que nós gostamos, entramos em contato com respectivos cineastas e fechamos mais essa parceria com o MIS. A ideia é que as sessões mensagens comecem sempre com uma breve introdução feita pela gente, e o debate continua depois da sessão. Esse projeto vai ser formalizado como projeto de extensão do curso de Audiovisual da UFMS”.

MIS realiza Ciclo de Cinema Brasileiro Contemporâneo
Foto: Reprodução

Serviço: O filme tem a duração de 93 minutos e a classificação é 14 anos. A exibição acontece na quarta-feira (19 de fevereiro), às 19 horas, com entrada franca. O MIS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559 Centro, no terceiro andar. Telefone: (67) 3316-9178.

(Da Assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tereza cristina carne senado eua missão trump

Empresários afetados por tarifaço de Trump se reúnem com senadores de MS nos EUA

Vereadora de Dourados é acusada de insultos à enfermeira de posto de saúde

Padaria famosa tinha de teias de aranha a teto com vazamento no Taveirópolis em Campo Grande

Criminosos são presos por violência doméstica em MS

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Defesa promete que Bolsonaro ficará calado e alega desdobramento incontrolável nas redes

superfaturamento

PF cumpre mandado em Campo Grande em operação por desvios de R$ 1,3 milhão do Dsei de MT

Ucranianos vão às ruas e Zelensky tem primeiro desafio interno desde começo da guerra

Últimas Notícias

Polícia

Bebê foi agredida por 3 meses antes de mulher flagrar marido sufocando a filha em MS

Homem disse que sufocava filha para ela dormir mais rápido

Brasil

Exército altera lugar de batalhão e tira poder de ‘kids pretos’

Grupo ficou conhecido pela investigação da PF e no julgamento do STF sobre 8/1

MidiaMAIS

Cartazes são espalhados em rua do São Conrado: ‘Talarica’

Registro foi compartilhado nas rede sociais, na terça-feira (23)

Polícia

PRF apreende quase uma tonelada e meia de maconha em rodovia de Água Clara

Droga estava escondida em carga de carcaças de pneus