Por conta da pandemia do coronavírus, os bastidores do encerramento anual das atividades do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano estão um pouco diferentes este ano. O que seria as vésperas para um espetáculo no espaço da instituição, em Corumbá, este ano toda a equipe se antecipa para a gravação de um programa especial transmitido em TV aberta. Nesta edição, o espetáculo Moinho in Concert terá como tema O Saber Pantaneiro.

Permeando a história dos 101 anos de Agripino Soares, o programa abordará as dores e alegrias do povo pantaneiro. Como exemplo, as queimadas que o sofreu durante esse ano, a pandemia e a alegria do seu legado deixado, como a do Siriri e da música do Cururu. Esta história será contada nos moldes do Moinho In Concert, com Orquestra, Ballet, Folclore e depoimentos.

As gravações estão sendo realizadas pelo Núcleo de Tecnologia do Moinho, e a finalização do programa será feito pela equipe da afiliada da , parceira da instituição, TV Morena. O programa irá ao ar no dia 26 de dezembro e depois ficará disponível no canal do Youtube da instituição.

Sobre o Instituto

Localizado em Corumbá-MS, há 16 anos o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano transforma vidas. São ofertadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, aulas de ballet e música clássica, dança contemporânea, tecnologia e informática, apoio escolar e grupo de convivência e fortalecimento de vínculos.

 O Moinho também beneficia crianças e jovens do município de e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, o que possibilita um importante intercâmbio cultural.