Em meio à pandemia do coronavírus, diversas famílias perderam as principais fontes de renda seja pelo ou pela falta de auxílios. Pensando nisso, fotógrafos de Mato Grosso do Sul se reuniram para criar o projeto beneficente ‘100FotosParaMS', para arrecadar fundos para ajudar no combate às consequências da .

O projeto, baseado em molde criado na Itália e que foi feito em outros estados do Brasil, funcionará da seguinte maneira: 100 fotografias serão doadas por 100 artistas, cada uma será vendida por R$100. A campanha terá início nesta quarta-feira (1º) e durará 1 mês.

A venda das obras acontecerá no próprio site da campanha, e sem limite de cópias, ou seja várias pessoas poderão escolher a mesma fotografia, ou adquirir mais de uma impressão da mesma obra. Após o encerramento do período de vendas e o repasse do lucro para a entidade apoiada, será feita a impressão e o envio das fotografias nos termos de segurança devido ao coronavírus.

A iniciativa partiu da fotógrafa nova-andradinense Aline Teodoro, que convidou amigos de várias cidades e áreas profissionais para criarem a campanha. Ela conta que já se questionava sobre como ajudar, sem ter que sair de casa, grupos em situação de vulnerabilidade social, e ao ver as campanhas de outras capitais encontrou a resposta que buscava.

“Eu estava me perguntando já há algum tempo o que nós, que estamos em casa com segurança, conforto e tempo disponível, poderíamos fazer pra ajudar quem não tem as mesmas condições que a gente, sabe? Quando eu vi no Instagram as campanhas solidárias que os fotógrafos estavam fazendo nos outros estados, tive a ideia de fazer aqui também”, conta a artista.

Em Mato Grosso do Sul, a entidade escolhida para receber os recursos arrecadados foi a CUFA, Central Única das Favelas, coletivo que desenvolve ações assistenciais em comunidades periféricas na capital e tem expandido sua atuação para cidades do interior, como Dourados e . Além de beneficiar quem está mais vulnerável ao contágio do coronavírus, a campanha tem outro resultado positivo: dar visibilidade à produção fotográfica do estado.

Para Aline a ação “fortalece a arte e a cultura do estado, divulgando o trabalho de 100 artistas e conectando essa rede”, garante. A fotógrafa lembra ainda que além de artistas sul-mato-grossenses, também estão participando artistas de outros estados como , Paraná, e .

Camila Vilar é uma das artistas que aderiram ao 100FotosParaMS, campanha que para ela é uma oportunidade de exercer a empatia. “Durante essa quarentena aprendi o quão importante é nos inserirmos em ações de voluntariado para aprendermos a ter uma visão de outras realidades além da nossa. Nessa campanha sinto que a arte vai ser uma forma de mostrar esses outros cenários. E se a população conseguir acreditar nas fotos e na ideia da campanha, vai ser uma forma de mostrar que existem artistas incríveis, sim, no estado”, considera.

A equipe de fotógrafos 100FotosParaMS segue buscando a parceria de empresas e instituições que queiram apoiar de alguma maneira a campanha, que tem custos, apesar de ser beneficente.

Para visitar a galeria e comprar as obras, basta acessar www.100FotosParaMS.com.br. As fotografias também estão disponíveis no perfil instagram.com/100fotosparams. E quem não puder comprar, ainda pode ajudar compartilhando o projeto que tem como slogan “não podemos estar perto, mas podemos estar juntos!”.