O “Festival Mba’e Porã: arte pela proteção dos povos indígenas”, que acontece virtualmente de 07 a 16 de agosto de 2020, reúne diversos de MS para levantar recursos em prol dos povos Guarani-Kaiowá de , em . O Festival terá a presença do grupo de rap Brô Mc’s, Zeca Baleiro, Marina Peralta, Codinome Winchester, Jerry Espíndola, Teatro Imaginário Maracangalha e mais dezenas de artistas musicais.

O objetivo é arrecadar recursos para construção de poços artesianos e compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para os povos Guarani-Kaiowá. De acordo com um dos organizadores do evento, Fabrício Moser, o Festival busca diminuir os impactos do novo coronavírus nas dificuldades já existentes dos povos originários do Estado de Mato Grosso do Sul.

“A agravou muitas necessidades. Os recursos vão auxiliar as comunidades indígenas no acesso à água potável, além do fornecimento de itens básicos de segurança, como máscaras e álcool em gel”, explica.

Festival virtual Mba’e Porã arrecada doações para a proteção de povos indígenas

Por esse motivo, o evento surge de maneira coletiva, contando com mais de 100 artistas, educadores e agentes culturais envolvidos. São diferentes manifestações culturais como música, artesanato, artes visuais, diálogos e apresentações. Além disso, artesanatos regionais e mais de 40 obras de arte foram doadas para o Festival, reunidas em uma exposição on-line para a venda.

A programação do evento estará disponível no perfil do Instagram @festivalmbaepora e na página do Facebook e a transmissão das apresentações artísticas ocorrerá, ao vivo, pelo canal no YouTube. Haverá sorteio de obras para quem colaborar com a divulgação virtual e a campanha de arrecadação. O Festival Mba’e Porã acontece virtualmente até o dia 16 de agosto. Mais informações pelas redes sociais: @festivalmbaepora ou pelo telefone (67) 98130-0607.