Encerram em janeiro os estudos que estão sendo realizados pelo protótipo de requalificação e intervenção urbana para implantação do corredor gastronômico da Rua José Antônio Pereira. Este estudo é para definição do projeto definitivo que ficará pronto no primeiro semestre de 2021.

Esta intervenção que está agora na rua, não é definitiva, foram colocados materiais de fácil remoção e baixo custo, para que quando o projeto final esteja pronto, seja desmontada e reutilizada em alguma outra função. Esta fase de teste tem como objetivo buscar soluções técnicas que serão utilizadas no projeto definitivo.

Mesmo que seja só um teste, foram semanas de , muitos colaboradores voluntários colocaram a mão na massa para conseguir a realização deste projeto. Foram cerca de 900 mudas cedidas pelo Viveiro Municipal Flora do .

“Agora a testagem do projeto piloto começou. Com as intervenções concluídas queremos que a população utilize e se aproprie destes espaços que foram criados. Essa é uma iniciativa inédita de urbanismo tático na nossa cidade e caminhar pela José Antônio é uma experiência muito bacana”, convida a arquiteta Mayara Cunha, consultora do projeto.

Todo o projeto é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Prefeitura entra com a cooperação técnica. foi a única cidade do Brasil a ser escolhida para participar dessa iniciativa, que tem parceria com vários empresários. A ideia da intervenção é de curto prazo e baixo custo e, basicamente, são alargamentos de trechos de calçadas para gerar lugar que gerem dinâmica dentro dos comércios e serviços da região.

As intervenções foram pontuais, em parceria com empresários da região e com a Associação de Empresários da José Antônio, para testar a sugestão da Organização Mundial da Saúde para criar áreas de atendimento com distanciamento físico, ajudando o setor privado nestes tempos de .

Se trata de um processo com metodologia científica iniciado em setembro deste ano com pesquisas, reuniões e que contaram com a colaboração mais de 300 pessoas entre moradores, trabalhadores, frequentadores e técnicos da Prefeitura, e que segue com monitoramento e contagens.