Há mais de 100 anos, família brasiguaia mantém viva Folia de Reis em MS
Mais do que uma celebração em homenagem aos três Reis Magos, a data tem um significado de vida para a família Benites, de origem ‘brasiguaia’. Desde 1904, quando Benito Benites, o patriarca, fez uma promessa a Gaspar, Belchior e Baltazar, para sair vivo da Guerra do Paraguai, o “Dia de Santo Reis” atravessou gerações e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais do que uma celebração em homenagem aos três Reis Magos, a data tem um significado de vida para a família Benites, de origem ‘brasiguaia’. Desde 1904, quando Benito Benites, o patriarca, fez uma promessa a Gaspar, Belchior e Baltazar, para sair vivo da Guerra do Paraguai, o “Dia de Santo Reis” atravessou gerações e passou a fazer parte da história de Dourados.
Com a benção recebida, a graça rompeu o simples desejo pessoal de continuar vivo e foi incorporada definitivamente no coração e na memória de cada pessoa que faz parte dessa família. Como retribuição, Benito profetizou que a Folia de Reis em Dourados seria para a vida toda.
Benito faleceu ao 106 anos, mas deixou um legado de fé e tradição para os descendentes. O compromisso de realização da festa foi passado como para os filhos Natalino, Froilan e Margarida Benites, que por muitos anos realizaram a Festa de Reis.
Os filhos já não existem mais, mas acabaram repassando a herança aos netos, bisnetos e tataranetos que continuam com a missão de não deixarem a festa acabar. “Esse é um tesouro de valor incalculável e que não pode ser vendido”, revela Jane Benites, filha da atual matriarca da “Folia de Reis Estrela do Oriente”, Eunice Benites.
Antes de rezar o Pai Nosso e a Ave Maria, Dona Eunice pede um silêncio geral e clama pelas bênçãos de Gaspar, Belchior e Baltazar. “Divinos Reis, rogai pela nossa família e por toda a população de nossa cidade. Estamos todos precisando do vosso amor”, diz a matriarca.
Dona Eunice mais uma vez abriu as portas de sua casa simples para homenagear os Reis que reverenciaram Jesus. Na procissão da Bandeira do Divino, a alegria contagia os moradores que acompanham o evento com olhos de alegria e encantamento. “Passei a minha vida toda acompanhando essa linda história”, diz Lucia Benites, a quem coube a honra de conduzir o estandarte este ano.
Notícias mais lidas agora
- Dívida de drogas teria motivado assassinato de ‘Pinguim’ em confraternização, segundo amigos
- Adolescente morre na Santa Casa dois dias após bater na traseira de carreta na BR-262
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
Últimas Notícias
Eliezer compartilha momento inusitado nas redes: “Perdemos o umbigo do Ravi”
Principal suspeita é a pet dos influenciadores
Marcada audiência de funcionário que matou pecuarista com golpes de facão após discussão em fazenda
Autor chegou a dizer que era irmão da vítima e teria direito a uma futura herança da família, mas o pai do réu negou
Bares se empolgam, mas comércio teme horário a mais na 14 de Julho em dezembro: ‘públicos diferentes’
O centro de Campo Grande vai viver uma experiência nova neste final do ano. Com a recente vida noturna da Rua 14 de Julho, o tradicional horário estendido do comércio da Capital vai coexistir com a agitação da noite na principal via comercial e coração do município. Entretanto, há uma aparente discordância entre os setores…
Arábia Saudita reduz tensão com o Irã e endurece críticas a Israel
O tom adotado contrasta com a realidade que o Oriente Médio vivia há menos de dois anos, quando sauditas e iranianos eram arquirrivais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.