Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Eles estão “ON” para a consciência negra

Está mais fácil aprender sobre diversos assuntos seguindo perfis de pessoas comprometidas a compartilhar histórias e informações acerca de diversas abordagens sociais.
Arquivo -

A história da brasileira Silvana Cotrim que voltou a estudar após os 40 anos e se formou na faculdade de Gestão de Recursos Humanos é inspiração para tantas pessoas que não tiveram acesso à educação na idade regular. Dona Silvana, mãe, mulher negra, nascida no interior de , é retrato de muitos cidadãos que, assim como ela, podem ressignificar suas histórias.

Hoje, aposentada, ela trabalha voluntariamente para combater a evasão escolar, principalmente entre os negros que, em suas palavras e percepção, “são as pessoas que mais abandonam os estudos”.

Silvana mora em Atibaia e ia nas escolas da sua região para conversar com estudantes e incentivá-los a continuarem estudando. “Onde moro foi a última cidade do a aceitar a libertação dos escravos e isso ainda tem um peso muito grande na cidade. Então quem a gente percebe que saiu da escola são os negros. Por isso a gente também faz um trabalho de revalorização da história dele, dizendo que a única maneira que você tem de resgatar tudo isso é estudando, crescendo na vida. Aí a gente consegue que eles voltem e que consigam ajuda para as dificuldades”, relata.

No contexto da do novo , as conversas presenciais que Silvana tinha com os alunos passaram a ser virtuais. Para isso, agora ela conta com ajuda do Coletivo Negra Visão que realiza transmissões ao vivo no Instagram abordando temáticas que ajudam a resgatar a autoestima das pessoas negras.

Atualmente, com a crescente adesão às redes sociais, está mais fácil aprender sobre diversos assuntos seguindo perfis de pessoas comprometidas a compartilhar histórias e informações acerca de diversas abordagens sociais. Para ajudar quem quer manter-se bem informado sobre o assunto, separamos alguns perfis, em ordem alfabética, que valem a pena a visita.

 

Black Influence

Fundado pelo agente de influenciadores pretos Ricardo Silvestre, o perfil promove a conexão de influenciadores, artistas e criadores de conteúdo pretos ou periféricos.

Djamila Ribeiro

Djamila tornou-se conhecida no país por seu ativismo na Internet. Ela é filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira.

Gabi de Pretas

Gabi Oliveira é formada em Comunicação e aborda temas ligados às questões raciais e beleza. A influencer participou do Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos, e venceu o Prêmio Influenciadores Digitais.

Pam Nascimento

Pâmela é atriz e porta-voz de questões do negro. Por seu trabalho, venceu o Prêmio Microinfluenciadores Digitais 2019, na categoria Ativismo.

PlanAfros

O PlanAfros se define como canal de conteúdo audiovisual, que produz, cria e co-cria com a periferia. Em seu perfil, os conteúdos abordam filmes e criações artísticas negras.

Trace Brasil

Trace é um canal de TV fechado e o seu perfil aborda conteúdos e produções sobre a cultura afro, jovem e urbana no Brasil.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ofensa sem tamanho’, diz Galvão sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Odontólogo

Secretaria de Saúde convoca aprovados em seleção para odontólogo e psicólogo

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

Ceva, coexistência ‘humana e animal’, preservação: especialista esclarece dúvidas comportamento de onças

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

especialista ar-condicionado

Especialista critica falta de ar-condicionado em ônibus do Consórcio em depoimento na CPI

PM que matou homem a tiros na frente da esposa por cobrança de dívida se entrega à polícia

Já ouviu falar no Boho chic? Tendência de moda faz sucesso no outono em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Sargento foi dispensado da função de confiança

Mundo

Trump firma 4 vezes mais decretos do que há 8 anos nos 100 dias iniciais

Republicano completa 100 dias de segundo mandato como presidente dos EUA

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem 18 pessoas internadas por síndrome respiratória por dia

No Estado onde faltam leitos hospitalares para internação, cada número representa um caso grave

MidiaMAIS

‘Yokozuna pantaneiro’ some e historiador japonês busca vestígios em MS após 95 anos

Montarou Hibi teria vindo para passar uma temporada com amigos em Aquidauana e falecido em janeiro de 1930