O mundo Geek está em festa. Nesta segunda-feira, dia 25 de maio, é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e da Toalha (também do trabalhador rural, da adoção, do massagista, da indústria, da costureira, entre outros. Felicidades!). O “Dia da Toalha” está ligado à obra de Douglas Adams, criador de O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy), de 1979, e o “Orgulho Nerd” tem relação com a comemoração do aniversário de lançamento da saga , em 1977.

Este também é um dia para celebrar o empoderamento Nerd, a libertação de um rótulo, antigamente usado pejorativamente, que hoje é visto com respeito e valor. Nada mais justo, pois os Nerds são os responsáveis por vários avanços tecnológicos, científicos e, claro, na cultura e no entretenimento também.

Dia da Toalha e do Orgulho Nerd são comemorados hoje, sabe os motivos?


Saiba os motivos que tornam este dia “espacial”

Mochileiro das Galáxias

A série de 5 livros criada pelo inglês Douglas Adams é um dos clássicos de ficção científica mais aclamados do mundo, é item de consumo obrigatório de um Nerd de respeito. Quando o escritor morreu, em 2001, em homenagem, aconteceu a primeira edição do “Dia da Toalha”. Mas, como assim? A toalha é um símbolo da obra de Adams, que define a peça como um item muito funcional para todo “mochileiro da galáxia”. Veja  trecho que explica a simbologia:

“Em parte, devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; […] você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa. ”

Star Wars

Foi exatamente em 25 de maio, de 1977,  que acontecia a estreia do primeiro da saga Star Wars : ‘Uma Nova Esperança'. Em 2006, o espanhol, blogueiro e fã da ficção científica Germán Martínez  fez uma campanha online para estabelecer a data como Dia do Orgulho Nerd, sendo o precursor a organizar eventos alusivos à data.

DiscWorld

Outro fator possível que soma a origem do Dia do Orgulho Nerd vem a partir da série de livros de ficção científica do autor inglês Terry Pratchett, DiscWorld.  O “Glorioso 25 de Maio” é a data em que acontece uma revolução importante para a história da trama. Após uma revolução, um grupo de pessoas se reúne em um para homenagear os mortos com buquês lilases. O autor, diagnosticado com Alzheimer, em 2007, recebeu como dos fãs a comemoração deste dia usando roupas nesse tom, como o “dia glorioso”.