Maior jogador da história do futebol argentino, Diego Armando Maradona morreu nesta quarta-feira (25) aos 60 anos. Segundo o jornal argentino “Clarín”, Maradona sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa. Entre os diversos tírulos que conquistou pela seção e clubes de todo o mundo, Maradona também colecionou algumas polêmicas durante a vida.

Considerado por muitos o melhor jogador de futebol da história, Maradona foi a estrela da Copa do Mundo de 1986 no México, onde se sagrou campeão pela seleção argentina. Jogou nos clubes Argentinos Juniors, Boca Juniors, Barcelona FC, Napoli, Sevilla e Newell’s Olds Boys. Maradona também foi diretor técnico da seleção argentina (2008-2010), Deportivo Mandiyú, Newell’s Old Boys e, desde 2018, Dorados de Sinaloa.

O jogador argentino foi casado com Claudia Villafañe (1984-2004), Verónica Ojeda (2005-2012) e Rocío Oliva (2012-presente) e deixa 5 filhos: Dalma, Diego JR., Giannina, Jana e Diego Fernando.

Confira alguns dos momentos polêmicos e curiosos da carreira de Maradona:

Estreia no futebol

A estreia de Maradona como jogador profissional aconteceu em 20 de outubro de 1976 no Argentinos Juniors. O primeiro gol saiu apenas um mês depois, no jogo contra o San Lorenzo pelo Campeonato Argentino. Maradona vestiu a camisa da seleção pela primeira vez com apenas 16 anos, em fevereiro de 1977.

Copas do Mundo

Diego Maradona atuou em 91 jogos e marcou 34 gols em quatro edições de Copas do Mundo (1982, 1986, 1990 e 1994). Era cotado para ser convocado em 1978, mas ficou de fora por divergências dentro da Federação Argentina de Futebol (AFA). Em 1986, conquistou o título e foi o melhor jogador da competição.

A ‘Mão de Deus’

Ainda falando sobre a Copa de 1986, Maradona entrou para a história ao protagonizar um dos lances mais polêmicos, marcantes e com erro de arbitragem que o futebol já viu. No duelo de quartas de final contra a , no dia 22 de junho daquele ano, Dieguito usou a mão para marcar o primeiro gol dos argentinos no triunfo por 2×1 em cima dos ingleses. O lance até hoje é bastante discutido e lembrado dentre os fãs do futebol.

Treinador

Maradona assumiu o comando técnico da Seleção Argentina em 2008. Entre altos e baixos, chegou à Copa de 2010, na do Sul e conseguiu classificação até a fase quartas de final. Enfrentou a Alemanha e perdeu por 4×0, o que fez com que fosse demitido após o término da competição.

Estádio

Maradona é o maior nome da história do Argentinos Juniors. Em homenagem ao jogador, o clube batizou seu estádio, inaugurado em 2003, de Diego Armando Maradona. Além de abrigar os jogos da equipe, o local possui um museu do futebol, um complexo poliesportivo e um centro de treinamento.

A Turma do Dieguito

ColorScreen - Conteúdo diferenciado em Nostalgia e Cultura Pop!: Especial Copa 2010: Maradona na Turma da Mônica!

 

Você sabia que Maradona tem uma breve relação com a Turma da Mônica? Isso mesmo. O craque argentino sempre quis ter um personagem nos quadrinhos com seu nome e chegou a conversar com Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, para fazer essas histórias. No entanto, devido às mudanças de clube de Maradona (do Boca Juniors para o Barcelona e do Barcelona para o Napoli), além dos problemas com drogas que o argentino viveu, a ideia foi congelada.

Igreja de fãs

Maradona é tão idolatrado que foi criada uma religião em sua homenagem. A Igreja Maradoniana considera a data de aniversário do jogador como seu “Natal”, e tem seguidores na Argentina, Espanha e México.

Comercial com Ronaldo e Kaká

Em 2006, um comercial divertido foi lançado pelo Guaraná Antarctica. Nele, vemos a execução do Hino Nacional brasileiro e a seleção canarinho com jogadores como Ronaldo Fenômeno e Kaká. Só que Maradona aparece cantando o hino brasileiro e vestido com as cores da amarelinha. Ele logo acorda e vê que estava tendo um pesadelo.

Política

Apesar de ser argentino, Maradona tem uma relação muito próxima com o Brasil, inclusive em questões políticas. O ex-jogador declarou apoio ao ex-presidente Lula logo após o petista ter tido mandado de prisão expedido em abril de 2018.

Colecionador de polêmicas

Filhas de Maradona querem internação contra alcoolismo. Vídeo foi a gota d'água - Internacional - iG

Maradona não chamou atenção apenas por ser um dos grandes jogadores que o futebol já viu. Ele também se envolveu em inúmeras polêmicas, que passam por doping em jogos oficiais, recusas a fazer exame de DNA, agressão a paparazzi, acidentes de carro e o vício em drogas. Dieguito já precisou ser internado diversas vezes para tratar dos problemas com . Na Copa de 2018, chamou atenção pelo comportamento ao assistir à Seleção Argentina.

Apresentador

Em 2005, Maradona ganhou um programa de TV. Ele era apresentador do talk show La Noche Del 10, onde recebeu figuras famosas como Pelé, Mike Tayson, Fidel Castro e até mesmo Xuxa.

Relação com Pelé

Maradona recusa convite para narrar amistoso ao lado de Pelé - Futebol - iG

A relação entre Maradona e Pelé sempre foi alvo de muitas especulações. Os dois já foram vistos juntos, já foi dito que são brigados. Maradona, em entrevista, criticou Pelé ao dizer que o brasileiro “tem que voltar para o Museu”. Apesar disso, em dezembro de 2017, durante o sorteio da Copa do Mundo 2018, Maradona beijou a testa de Pelé, que estava de cadeira de rodas na ocasião.