Você já deve ter recebido ou visto pela internet o em que homens começam a dançar segurando um caixão no meio de um funeral. As imagens começaram a ser usadas para ilustrar situações do dia a dia durante a epidemia do novo . Esse mix de aleatoriedades tem sido compartilhado à exaustão no Whatsapp e nas redes sociais. Mas qual seria a origem dessa imagem?

Segundo a BBC, trata-se de um cortejo fúnebre, que aconteceu, de fato em Gana, na África. O vídeo mostra alguns homens dançando e fazendo diferentes coreografias enquanto andam em uma espécie de marcha fúnebre. A impressão, ao vê-los pela primeira vez, é a de se tratar de uma possível brincadeira, mas não é.

Segundo uma reportagem feita em 2017, a tradição nasceu em Gana e foi criada pelo agente funerário Benjamin Aidoo. Ele quis acrescentar coreografias animadas ao trabalho e dá a opção de “solene ou espetáculo” aos seus clientes.

O fato pode parecer bastante diferente do que estamos acostumados no Brasil, mas no continente africano há diferentes tradições funerárias, como festivos, para celebrar a vida, não necessariamente lamentar a morte.

Esses funerais com danças mais “felizes”, geralmente são dedicados às pessoas mais velhas, que viveram por bastante tempo e puderam aproveitar as coisas boas da vida. Tradicionalmente, durante os enterros comemorativos, os seguradores de caixão dançam ao som de fanfarras, músicas tradicionais africanas e jazz.

“Os carregadores de caixões elevam o ânimo nos funerais no Gana com danças loucas. As famílias pagam cada vez mais dinheiro pelos seus serviços para que se possam despedir dos seus entes queridos desta forma”, explica um documentário da BBC.

Mas o que realmente se tornou viral recentemente foram as montagens com cenas de finais possivelmente trágicos que aparecem os carregadores dançando com um caixão, o que representaria que a pessoa do vídeo morreu. A música usada se chama “Astronomia” e foi criada em 2010 pelo russo Tony Igy. Mas, é versão remix, “Astronomia 2k19”, feita pelo DJ Stephan F. no último ano. Confira alguns dos memes abaixo: