Curso de Artes Visuais da UFMS celebra 40 anos com inauguração de galeria
Em alusão aos 40 anos de criação do curso de graduação em Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), será inaugurada no dia 19 de março a Galeria de Artes Visuais (GAV). O evento será na Unidade 8 da Cidade Universitária, às 18h. Esta é a primeira de uma série de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em alusão aos 40 anos de criação do curso de graduação em Artes Visuais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), será inaugurada no dia 19 de março a Galeria de Artes Visuais (GAV). O evento será na Unidade 8 da Cidade Universitária, às 18h.
Esta é a primeira de uma série de atividades organizadas pelos professores dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais, para celebrar as quatro décadas formando profissionais qualificados. A ideia é que sejam realizadas, ao longo do ano, exposições, palestras, seminários, publicações, feiras de arte, entre outros.
A criação da GAV atende aos propósitos das graduações em Artes Visuais como importante mecanismo cultural para a expansão do conhecimento adquirido em aula, integrados a pesquisa, ensino e extensão.
No processo de formação dos estudantes, a GAV contribuirá na ampliação das possibilidades de reflexão e aquisição de valores culturais através de uma programação permanente de exposições que contemplará a diversidade da produção artística contemporânea, fortalecendo a formação de parâmetros de interpretação crítica por meio da discussão e reflexão sobre as obras expostas.
A GAV concretiza o desejo dos docentes dos cursos de Artes Visuais em oferecer aos acadêmicos, comunidade universitária e sociedade em geral um espaço expositivo que mantenha uma programação artística de qualidade, promovendo a ampliação de repertórios visuais e culturais no encontro com o conhecimento vasto que a obra de arte proporciona.
Exposição de inauguração
No evento de inauguração da Galeria de Artes Visuais será apresentada a exposição coletiva “4 MÚLTIPLOS”, com trabalhos dos artistas e professores Constança Lucas, Isaac Camargo, Rafael Maldonado e Sérgio Bonilha, dando visibilidade aos quatro percursos individuais exemplificados nas obras que compõem o conjunto exposto.
As propostas sinalizam as distintas direções adotadas para responder às inquietações que motivaram suas experimentações e formalizações artísticas, na adoção de narrativas distintas para modular a visualidade de interesse de cada artista. Desenho, gravura, fotografia, tecnologia entre outras linguagens e meios foram operados para materializar os sentidos de representação que orientaram a concepção dos trabalhos.
Os temas propostos se inserem na investigação poética da paisagem e da figuração, do cotidiano, assim como na relação entre mídias tecnológicas, ilustrando a diversidade artística nas distintas maneiras de articulação dos processos de criação de cada artista. O conceito de multiplicidade na arte contemporânea transita entre diferentes linguagens, suportes e processos de produção, determinando a pluralidade de ideias e visualidades que formam o campo artístico.
A exposição “4 MÚLTIPLOS” ficará disponível para visitação até o dia 30 de abril de 2020. O horário de funcionamento da GAV é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Visitas com mediação poderão ser agendadas durante esse horário, basta entrar em contato pelo telefone (67) 3345-7591 (Secretaria dos cursos de Artes Visuais) ou pelo e-mail [email protected] (Informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
“Sonho em ver MS com 100% das propriedades regularizadas”, diz Thronicke sobre regularização fundiária
A senadora solicitou apoio ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) para acelerar a regularização fundiária em MS
CCZ oferece atendimento em shopping da Capital neste sábado
Ação faz parte da campanha Dezembro Verde e visa o combate aos maus-tratos e abandono aos animais
Vereadores homenageiam personalidades com a medalha “Destaques da Década”
A medalha é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital
Rapaz é brutalmente agredido no interior e internado em estado grave na Santa Casa da Capital
A vítima ainda não foi identificada, pois não está portando documento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.