Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Covid-19: profissionais da saúde relatam experiências no combate à doença

Nem sempre eles estão na linha de frente, cuidando dos pacientes que estão nas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais.
Arquivo -

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem e tantos outros profissionais da área da saúde se arriscam todos os dias para atuar no combate ao . Eles podem ficar tanto na linha de frente, cuidando dos pacientes que estão nas unidades de terapia intensiva (UTIs) dos hospitais, quanto se dividindo entre os Postos e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo os serviços iniciais de prevenção e tratamento.

A técnica de enfermagem Márcia de Moura, que atua em um do Estado de Porto Velho, em Rondônia, conta como essa nova realidade tem lhe afetado. “É uma experiência nova, não tão diferente, pois a área a qual já atuava é infectocontagiosa, mas os cuidados se tornaram mais intensivos para não levar contaminação aos demais pacientes e também aos familiares”, explica. Em casa, a técnica conta com o suporte dos seus familiares.

A mais de 2.000 quilômetros de distância de Márcia está Euzilene Duarte, que também trabalha com a mesma disposição para cuidar dos pacientes que precisam de atendimento. Euzilene é uma enfermeira que atua em um hospital em Sorocaraba, . Ela se formou em dezembro do ano passado, no mesmo período em que o coronavírus se espalhava por todas as regiões.

“Está sendo uma experiência nova na minha carreira e, ao mesmo tempo, dolorosa pelo fato dos pacientes com não poderem ter contato com seus familiares nem receber visitas durante as internações”, afirma.

Mãe de três meninas, de 14, 18 e 21 anos, Euzilene redobra a vigilância em casa.  “Estou tendo todo cuidado. Quando chego em casa, já tiro minhas roupas no lado de fora. Sempre oriento elas também para manter os cuidados”, explica.

Profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia, educação física e nutrição também estão trabalhando para o combate do novo coronavírus. Eles buscam alertar a população sobre os riscos da contaminação e, em alguns casos, fazem uma triagem, realizando alguns procedimentos.

“Nas barreiras sanitárias fazemos campanhas de conscientização sobre o uso de máscaras, álcool em gel, aplicando vacinas e também estamos realizando testes rápidos. Utilizamos todos os EPIs, como luvas e máscaras, e ficamos nas ruas fazendo as abordagens a carros e pedestres. Falamos sobre a importância de ficar em casa e de se proteger.” Informa a educadora física, Priscila Santana.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Filho de Andressa Urach faz aumento peniano após incentivo da mãe

Preta Gil e sua família

Com muita dor, família se prepara para cumprir último desejo de Preta Gil

Governo de MS sanciona lei que reorganiza a carreira Gestão Previdenciária

Tiroteio na Nhanhá seria retaliação por disparos no Jardim das Hortênsias em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Consórcio Guaicurus

Justiça de MS reabre ação que pede multa de R$ 500 mil contra Consórcio Guaicurus

Justiça condena dupla que lavou dinheiro do tráfico em Paranaíba

Últimas Notícias

Polícia

Antes de ser assassinado a facadas, Leonardo ameaçou matar ex-namorada: ‘hoje você vai morrer’

Assassino de Leonardo estava foragido

Transparência

Obra de pavilhão no Exército em Campo Grande dura 7 anos e já teve acréscimo de 1 milhão

Contrato com a mesma empresa já foi aditivado diversas vezes para execução da obra

Conteúdo de Marca

Como Vender Produtos Novos em Market place: Guia Prático para Iniciantes

A boa notícia é que você não precisa ter uma loja física, estoque grande ou muito dinheiro para começar.

Polícia

Brasileiro preso no Paraguai é denunciado por homicídio doloso no caso do advogado paranaense

Promotora também pediu prisão preventiva para o acusado