Com mais estrutura, Carnaval começa com Cordão da Valu e homenageia mulheres
O Carnaval de rua começou neste sábado (22) em Campo Grande, na Esplanada Rodoviária, região central, com mais estrutura e proteção ao patrimônio histórico, a Maria Fumaça. A Prefeitura de Campo Grande disponibilizou vários banheiros químicos para os foliões, estruturou uma feira com comidas e bebidas e colocou tapume em volta da Maria Fumaça, para […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Carnaval de rua começou neste sábado (22) em Campo Grande, na Esplanada Rodoviária, região central, com mais estrutura e proteção ao patrimônio histórico, a Maria Fumaça.
A Prefeitura de Campo Grande disponibilizou vários banheiros químicos para os foliões, estruturou uma feira com comidas e bebidas e colocou tapume em volta da Maria Fumaça, para que o patrimônio histórico não seja danificada, como aconteceu no ano passado.
A saia de tule e tiaras com frases dominam as fantasias das mulheres com variações poucas. A expectativa da roupa com franjas que estaria em alta neste Carnaval, não predomina entre as foliãs, pelo menos no primeiro dia da festa.
O Cordão da Valu abre as festividades neste sábado com homenagem às mulheres, com a maioria da apresentação musical do público feminino. “Este ano vimos que aumentou a segurança, a quantidade de banheiros e conversamos com o Iphan, sobre a ocupação do patrimônio histórico que a Esplanada Ferroviária”, disse a idealizadora do bloco, Silvana Valu.
Conforme a programação, tocam hoje Charanga do Cordão da Valu, Valu Samba Trio, Juci Ibanez, Marta Céu e Edir Valu. O dia é de homenagem às mulheres, mas o pai de Silvana também irá tocar pela simbologia de criar o bloco do Cordão da Valú.
Silvana convida toda a população para o Carnaval na Esplanada. “Quem quiser vir hoje ou na terça-feira, coloque sua fantasia que vai ser lindo, uma festa com muita alegria”.
Festa para todos
A cadeira de rodas e o Alzheimer não impediram a vontade da idosa Détis Cangussu, 86 anos de aproveitar o primeiro dia de folia. Ela foi à Esplanada com a cuidadora, Dulce Hugo. “Trabalho em um lar de idosos e dos 14 que cuido, ela foi a única que quis vir”, conta a cuidadora do lar da Vó Lola, que vê no ato uma ação especial e necessária. “Mesmo que amanhã, ou ainda hoje, ela não se lembre de ter vindo aqui, só de estar presente já melhora o humor dela”, conta
Dulce contou à reportagem que Détis ama o Carnaval e já foi até rainha de bateria. A idosa de 86 anos veste uma camiseta florida, usa batom rosa e sombra azul e chapéu cor de rosa. “Não sou velha, sou idosa”, disse.
Boa ideia
Grupo de quatro amigas do bairro Ana Maria do Couto que frequenta o Carnaval na Esplanada há quatro anos, as Vizinhas Marisqueiras, deu uma boa ideia: posto de sacolinha para as pessoas retirarem o próprio lixo e não jogarem no chão. Animadas, as amigas pretendem ir nos quatro dias de folia e já planejam a fantasia do próximo ano.
Investimento pesado
Graça Maria Batista dos Santos Bonfá, de 34 anos, investiu R$ 19 mil em bebidas. Ela e mais três amigos alugaram 2 barracas na Esplanada, e 1 na Fernando Corrêa da Costa, para lucrar com o Carnaval. “O que mais vendemos é cerveja, água e vodka com energético”.
Notícias mais lidas agora
- Motociclista perde controle da direção, bate em poste e morre em Aquidauana
- Após comer carne de urso em churrasco nos EUA, grupo contrai parasita raro
- Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Bueiro aberto causa queda de motociclista na Avenida Wilson Paes de Barros
Motociclista foi encaminhado para a UPA Leblon com escoriações nos joelhos e tonturas
Fiéis lotam ruas de Belém para acompanhar procissão do Círio de Nazaré
Cerca de 2 milhões de pessoas participaram da romaria
Rio Paraguai registra mínima histórica em ano mais seco no Pantanal
Nível do rio atingiu marca de 62 cm abaixo da cota de referência
Rodada do Estadual da Série B tem vitória do Sete de Dourados e goleada do Naviraiense
Em Campo Grande, o Comercial sofreu a goleada de 4 a 0 para o representante de Naviraí
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.