Preocupados ou entretidos com a contagem dos votos nas eleições presidenciais dos , os brasileiros encheram as de memes . Apesar de, numericamente, o candidato democrata Joe Biden estar na frente do atual presidente do país, Donald Trump , a demora na apuração e o fato de não haver uma previsão para o fim da contagem é justamente o que alimenta as brincadeiras na web.

Apesar de parecer simples como a do Brasil, a eleição de um presidente nos Estados Unidos é feita por voto indireto, e ainda em cédulas de papel. A demora na contagem e reviravolta em vários estados chave se dá pela grande quantidade de eleitores que decidiram votar pelos correios, opção que cresceu no país devido à pandemia do coronavírus.

Os eleitores de cada estado votam no candidato à presidência e o candidato que vencer, leva os colegiados do estado para a contagem principal que deve ultrapassar a metade, 270, no sistema ‘Winner Takes It All‘ (O vencedor leva tudo, em tradução livre). O candidato que ultrapassar a meta, é o novo presidente, mesmo não tendo a maioria dos votos populares no geral.

A reviravolta na contagem dos votos em cada estado tem gerado confusão entre os internautas, que ficam ansiosos com o caminho que a eleição está tomando. Além disso, a demora e comparação com a velocidade da apuração no Brasil com a urna eletrônica, é um dos temas recorrentes. Confira alguns dos memes que surgiram durante a semana sobre as eleições presidenciais de uma das maiores potências mundiais:

https://twitter.com/IamLucasSurtado/status/1324650814233862144?s=20


Fale MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelo telefone (67) 99965-7898. Siga a gente no @midiamax