Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Alinhamento de planetas que não ocorre desde a idade média poderá ser visto em MS

Os amantes da ciência, ou até mesmo os curiosos de plantão vão ficar felizes ao olhar para o céu no dia 21 de dezembro de observarem o alinhamento entre Júpiter e Saturno, evento que não ocorre desde o ano 1.623. A boa notícia é que a ‘aproximação’ dos corpos poderá ser vista de qualquer lugar […]
Arquivo -

Os amantes da ciência, ou até mesmo os curiosos de plantão vão ficar felizes ao olhar para o céu no dia 21 de dezembro de observarem o alinhamento entre Júpiter e Saturno, evento que não ocorre desde o ano 1.623.

A boa notícia é que a ‘aproximação’ dos corpos poderá ser vista de qualquer lugar do planeta, incluindo Mato Grosso do Sul. Basta que as pessoas olhem para o céu durante o pôr do sol e início da noite.

De acordo com o físico e conselheiro do Clube de Carls Sagan da , Thiago Valério, o entrelaçamento dos planetas é algo que já ocorreu outras vezes, o que torna o evento realmente raro é a terra estar em posição que torna possível a visualizada do fenômeno.

“É algo raro pois são três planetas circulando em volta do sol, ou seja, tanto a Terra, quando Júpiter e Saturno precisam estar em condições ideais para que possamos visualizar o ocorrido”, explicou o físico.

Thiago também disse que não será necessário equipamento para visualizar o ocorrido, basta que as pessoas olhem para o céu no final da tarde e início da noite e procurem as duas estrelas mais brilhantes acima do sol.

“Um evento raro assim é ótimo para estudantes, pesquisadores e até mesmo pessoas que queiram tirar uma foto e coisas do tipo”, disse Thiago ao falar sobre a importância do ocorrido.

Qual dia devo olhar para o céu?

Os interessados, já podem ver o evento ocorrendo agora mesmo, pois a órbita dos planetas já estão se alinhando, mas ainda estão um pouco longe de se encontrarem.

“O ápice do encontro vai ser dia 21 de dezembro, mas uma semana antes e uma semana depois ainda será possível ver os planetas bem próximos, parecendo até um só. Aqueles que se depararem com um céu fechado podem deixar para o outro dia, desde que seja neste período de uma semana antes e após”, disse Thiago.

Para se aprofundar

Os entusiastas da ciência ou dos astros que desejam se aprofundar um pouco mais no assunto podem acessar o site Solar System Scope, onde é possível ver como em um mapa o alinhamento e órbita dos planetas, sabendo como realmente funciona o fenômeno ‘olhando de cima’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Vai viajar? Confira interdições da BR-163 nesta segunda-feira

Dourados receberá obras de pavimentação de linhas de transporte coletivo

Policiamento ganha reforço no Carnaval

Com foco em cidadania, MS abre inscrições para curso que propõe atuação policial mais humanizada

Rapaz é esfaqueado três vezes em Campo Grande por ex-namorado ciumento

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

joao gomes parque das nações

João Gomes deixa escapar intimidade e transforma parque em formigueiro: 'um caos'

Motorista de caminhonete bate de frente com carreta na BR-163 e morre

João Gomes prova carnes exóticas em camarim após show em MS e diz: ‘Respeita’

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Perigo’: Inmet renova alerta de baixa umidade para todo o estado nesta segunda-feira

Instituto avisa que há 'perigo potencial' à saúde e de incêndios florestais, porque a umidade deve chegar a 20% no estado

Esportes

‘Comentários ridículos’: declarações de técnico do Operário geram notas de repúdio

Treinador Raphael Pereira fez com que repórter se retirasse da entrevista coletiva pós-jogo

Famosos

Mulher erra última pergunta e perde R$ 1 milhão no Domingão com Huck: ‘Humilde’

No Domingão, Eliza Feitosa chegou à última pergunta do Quem Quer Ser Um Milionário?, mas deu a resposta errada e perdeu a bolada

Transparência

Para segurança das vítimas, membros do MPMS terão que aprimorar enfrentamento ao feminicídio

Curso EAD pode evitar casos como o do promotor que mandou mulher agredida “aquietar o facho” no ES