Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Alinhamento de planetas que não ocorre desde a idade média poderá ser visto em MS

Os amantes da ciência, ou até mesmo os curiosos de plantão vão ficar felizes ao olhar para o céu no dia 21 de dezembro de observarem o alinhamento entre Júpiter e Saturno, evento que não ocorre desde o ano 1.623. A boa notícia é que a ‘aproximação’ dos corpos poderá ser vista de qualquer lugar […]
Arquivo -

Os amantes da ciência, ou até mesmo os curiosos de plantão vão ficar felizes ao olhar para o céu no dia 21 de dezembro de observarem o alinhamento entre Júpiter e Saturno, evento que não ocorre desde o ano 1.623.

A boa notícia é que a ‘aproximação’ dos corpos poderá ser vista de qualquer lugar do planeta, incluindo Mato Grosso do Sul. Basta que as pessoas olhem para o céu durante o pôr do sol e início da noite.

De acordo com o físico e conselheiro do Clube de Carls Sagan da , Thiago Valério, o entrelaçamento dos planetas é algo que já ocorreu outras vezes, o que torna o evento realmente raro é a terra estar em posição que torna possível a visualizada do fenômeno.

“É algo raro pois são três planetas circulando em volta do sol, ou seja, tanto a Terra, quando Júpiter e Saturno precisam estar em condições ideais para que possamos visualizar o ocorrido”, explicou o físico.

Thiago também disse que não será necessário equipamento para visualizar o ocorrido, basta que as pessoas olhem para o céu no final da tarde e início da noite e procurem as duas estrelas mais brilhantes acima do sol.

“Um evento raro assim é ótimo para estudantes, pesquisadores e até mesmo pessoas que queiram tirar uma foto e coisas do tipo”, disse Thiago ao falar sobre a importância do ocorrido.

Qual dia devo olhar para o céu?

Os interessados, já podem ver o evento ocorrendo agora mesmo, pois a órbita dos planetas já estão se alinhando, mas ainda estão um pouco longe de se encontrarem.

“O ápice do encontro vai ser dia 21 de dezembro, mas uma semana antes e uma semana depois ainda será possível ver os planetas bem próximos, parecendo até um só. Aqueles que se depararem com um céu fechado podem deixar para o outro dia, desde que seja neste período de uma semana antes e após”, disse Thiago.

Para se aprofundar

Os entusiastas da ciência ou dos astros que desejam se aprofundar um pouco mais no assunto podem acessar o site Solar System Scope, onde é possível ver como em um mapa o alinhamento e órbita dos planetas, sabendo como realmente funciona o fenômeno ‘olhando de cima’.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena