Os cursos online e gratuitos estão cada vez atrativos para os internautas. Seja pela economia, comodidade ou falta de tempo, as plataformas MOOC (Massive Open Online Course) são opções muito procuradas, principalmente pela fácil acessibilidade. Isso porque fazem parte de uma modalidade educacional caracterizada por oferecer conteúdo e com certificado para uma grande quantidade de pessoas no ambiente online.

Democrático, os MOOC’s tornam a aprendizagem acessível, sendo possível perceber que houve uma transformação no modo de estudar. As aulas são oferecidas por sites especializados em e, normalmente, possuem carga-horária mais curta do que os cursos tradicionais.

Uma das principais características dessa categoria é que a aprendizagem depende, principalmente, do comprometimento do estudante. Algumas aulas têm tutores à disposição e a maioria dos conteúdos é estudada com ajuda colaborativa no ambiente virtual.

Dentre as diversas opções de cursos oferecidos, os mais procurados estão na área de Marketing, Economia, Matemática, Educação e Liderança.

 

Ficou interessado em aprender mais através de MOOC?

Confira, a seguir, uma seleção das 15 principais instituições que oferecem o serviço.

  1. UNESP [email protected]
  2. MOOC-USP
  3. MOOC GGTE-UNICAMP
  4. Veduca
  5. Coursera
  6. Harvard
  7. Cambridge
  8. Stanford
  9. Sorbonne
  10. Toulouse
  11. Lyon
  12. Duke
  13. Lund
  14. EDX
  15. Fun MOOC

 

Fonte: Agência