O artista plástico Isaac de Oliveira faleceu na madrugada desta segunda-feira (23) aos 66 anos. O pintor, conhecido pelo zelo e colorismo das flores, nos deixou, coincidentemente, no desabrochar da primavera após passar mal em casa e ser levado ao Hospital da Unimed, em Campo Grande. O artista lutava contra o câncer de pulmão.

Isaac de Oliveira teve como inspiração a flora sul-mato-grossense para dar vida e cores às suas telas, que têm bastante reconhecimento no meio das artes plásticas, sobretudo em Mato Grosso do Sul.

Saudado pelas cores e ipês, morre em Campo Grande o artista Isaac de Oliveira

Nascido no ano de 1953, em Ilhéus, na morava há quase 40 anos em Campo Grande (MS). Isaac de Oliveira começou a pintar desde os 12 anos de idade e, recebeu incentivo desde muito cedo por sua professora. O artista e publicitário considerava muito importante o aprendizado clássico e teórico que recebeu; pintou desde “cachinhos de uva” a algo mais comercial como gibis.

Artista independente, Isaac partiu em busca de um estilo próprio, mas teve de passar por diversas fases até chegar ao estilo que o deu grande projeção. Segundo o próprio afirmou em entrevistas, suas telas traziam figuras bastante detalhadas, e o espaço que sobrava ao fundo (que era pequeno) era preenchido por “movimentos coloridos”. Movimentos que cresceram em suas telas e hoje ocupam parte muito importante, como uma marca registrada.

Saudado pelas cores e ipês, morre em Campo Grande o artista Isaac de Oliveira
Ipês de Isaac de Oliveira | Foto: Marcos Ermínio

O prédio do Sesc Cultura na avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio, e erguido em 1922, é o lar de uma das últimas obras do artista, os Ipês de Isaac de Oliveira, que estampam a estrutura do lado de fora. Isaac de Oliveira, ao lado dos Almir Sater e Humberto Espíndola, recebeu da Federal de Mato Grosso do Sul o Título de Doutor Honoris Causa em julho deste ano.

O velório será a partir das 14h no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul), localizado R. Antônio Maria Coelho, 6000 – Carandá Bosque, e ainda foi divulgado o local do sepultamento.