Com a chegada do calor, as temidas baratas costumam brotar de qualquer frestinha que aparece em casa. Por serem insetos transmissores de bactérias, as baratas são associadas à propagação de doenças e causam repulsa na população em geral.

Para manter os cômodos livres dessa praga, o Jornal Midiamax reuniu algumas dicas e receitas caseiras que vão transformar sua residência em um ambiente saudável.

Armadilhas:

1 – Açúcar com bicarbonato de sódio
Uma receitinha fácil pode virar grande aliada para matar baratas. Misture uma colher de sopa de açúcar refinado com a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e coloque montinhos dessa “poção” em locais que os insetos costumam se alimentar. As baratas vão comer o bicarbonato e morrer.

2- Ácido bórico com cebola
O ácido bórico ou bórax é facilmente encontrado em farmácia de manipulação ou loja de produtos químicos. O produto, um dos ativos da água boricada, também vai ser um importante aliado no combate à essa praga.

Bata no liquidificador 1 cebola, 100g de ácido bórico em pó e 1 colher cheia de farinha de trigo até formar uma massa. Faça bolinhas e coloque nos lugares onde as baratas costumam aparecer. Se tiver animais de estimação, fique atento para que os bichinhos não comam as iscas.

3 – Vaselina e pote
Uma armadilha para pegar baratas é confeccionar um recipiente onde elas entrem e não consigam mais sair. Em um pote de sua preferência, pode ser de margarina ou sorvete, coloque algum pedaço de fruta, açúcar ou borra de café dentro e besunte vaselina nas bordas internas. Os insetos vão entrar no recipiente e não vão conseguir sair porque vão escorregar na vaselina.
Depois de atraídos para a armadilha, basta retirar e matar os bichos.

4 – Folhas de louro
As folhas de louro podem ser usadas para espantar as indesejadas visitas da cozinha. Você pode triturar a folha ou usa-la inteira para colocar nos locais onde a barata costuma se esconder. Esses insetos não gostam do cheiro do louro e, por este motivo, vão embora rapidamente.

Dicas:

1 – Pia
A cozinha é o cômodo que as baratas mais gostam por ter restos de comida. Evite deixar louça suja na pia, fogão ou bancadas. Além disso, limpe bem os móveis com uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Restos de alimento devem ser jogados em lixeira com tampa e os sacos jogados fora antes de dormir.

2 – Banheiro
O chão e os tapetes do banheiro devem estar sempre secos, já que a umidade atrai baratas. Opte por ralos com grades que podem ser facilmente fechados, evitando que insetos saiam pelos buracos. Retire sujeiras que estejam acumuladas no ambiente como cabelo e mantenha escovas em locais apropriados para evitar contaminação.

3 – Rejunte
Confira se o rejunte do rodapé tem frestas. Caso tenha alguma rachadura, compre o pó e tampe o buraquinho. Se possível também passe cloro nas quinas e locais de difícil acesso da vassoura.