Projeto de Escola Municipal do Serradinho ajuda crianças a escreverem livros autorais
A Escola Municipal Coronel Sebastião Lima, no bairro Serradinho em Campo Grande, decidiu inovar na maneira com que os pequenos aprendem leitura e a abusar da criatividade. O projeto “Estrela Literária” fez com que alunos de 4 a 9 anos, do 1º ao 5º ano, discutissem e aprendessem temas relevantes, como sentimentos e identidade, além […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Escola Municipal Coronel Sebastião Lima, no bairro Serradinho em Campo Grande, decidiu inovar na maneira com que os pequenos aprendem leitura e a abusar da criatividade. O projeto “Estrela Literária” fez com que alunos de 4 a 9 anos, do 1º ao 5º ano, discutissem e aprendessem temas relevantes, como sentimentos e identidade, além de autores como Monteiro Lobato e assuntos sérios, como Matemática Financeira.
A coordenadora Maria Saleth Ribeiro S. Leite conta que previamente foram realizadas oficinas de pesquisa com os alunos com textos, livros, filmes para enriquecerem a escrita. Depois da produção, as ilustrações e textos foram enviados à plataforma Estante Mágica para ser digitalizado e impresso em versões normais e de capa dura. O e-book é disponibilizado de forma gratuita para os pais e responsáveis.
“Eu inscrevi a escola há 3 anos, em 2016, e este ano fomos selecionados. Esse projeto iniciou em abril e sua culminância será no próximo sábado, dia 19 de outubro, no período da manhã. Será uma manhã de autógrafos com os alunos autores de seus próprios livros. O bacana é que o projeto não para por aí. Eles acompanham o quê foi mais relevante, o quê não deu certo, se vai fazer novamente, entre outros aspectos.
Estante Mágica
Por meio do projeto, cada estudante escreve, ilustra e publica o próprio livro. A escola se inscreve na Estante Mágica através do site e recebe todas as orientações para realizar o projeto. Em sala de aula, com o apoio dos professores, cada aluno escreve e ilustra a própria história que são enviadas à Estante Mágica de forma online e transformadas cada uma em um livro de verdade.
Os livros encomendados pelos amigos e familiares são produzidos pela Estante Mágica e entregues à escola. O projeto culmina em uma emocionante celebração, o evento de autógrafos, que é promovido pela escola para homenagear os escritores mirins formados pelo projeto e seus familiares.
Reaproximação e expressividade
A diretora da Escola Municipal Coronel Sebastião Lima Rosângela Storti afirmar que a produção dos livros age como um formador de opinião e conceitos básicos através do diálogo de temas como bullying, por exemplo. O destaque do trabalho é fazer com que a criança se aproprie e se aproxime de conteúdo que ajudem a se expressar em um livro. Na primeira edição, há até a biografia dos alunos feita pelos olhos dos pais.
“Na pedagogia nós trabalhamos muito a questão protagonismo, a criança criando a própria história, isso acaba melhorando o trabalho que já é feito na sala de aula. O professor recebe mais uma ferramenta para auxiliar na aprendizagem dos alunos. A plataforma também tem o cuidado de organizar os materiais para que enxergássemos a produção toda em uma tabela”, ressalta a diretora Rosângela Storti.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Nas proximidades do Natal, Campo Grande tem estabilidade nas vendas do comércio
O acumulado no ano chegou a 6,3%
Rapaz é flagrado furtando desodorantes e chocolates de mercado em Dourados
Mercadorias estavam em uma mochila que também era furtada de uma loja no shopping
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.