Professores de Educação Física: obrigatoriedade do diploma pode se tornar uma realidade
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o substitutivo ao PLS 488/2015. A obrigatoriedade do diploma de licenciatura em Educação Física para professores da disciplina está perto de se tornar uma realidade. No próximo passo, o documento deve seguir para aprovação na Câmara do Deputados. A autoria é da senadora Leila Barros (PSB-DF) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o substitutivo ao PLS 488/2015. A obrigatoriedade do diploma de licenciatura em Educação Física para professores da disciplina está perto de se tornar uma realidade. No próximo passo, o documento deve seguir para aprovação na Câmara do Deputados.
A autoria é da senadora Leila Barros (PSB-DF) – conhecida como Leila do Vôlei. E, de acordo com o texto, a formação do professor de Educação Física deverá incluir uma habilitação para o treinamento desportivo, em especial o desporto educacional. Além, a educação física nas escolas deve estar de acordo com a proposta pedagógica da instituição e aos seus projetos educacionais. O documento também inclui a oferta de cursos online de capacitação e atualização. Após a sanção presidencial, os municípios têm até um ano para se adequarem à lei.
Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394, de 1996) é mais flexível quanto a exigência de diploma para professores da educação infantil e nos quatro primeiros anos do ensino fundamental. A medida prevê ainda que somente as escolas rurais e de núcleos urbanos com população inferior a cinco mil habitantes estarão livres dessas exigências.
O educador físico, Jadir Loiola, passou por diversas dificuldades até conseguir se formar em Educação Física e por um momento pensou que não fosse conseguir realizar o sonho da formatura. Ciente da necessidade de um diploma e com a vontade vencer, não desistiu.
Conheceu um programa de incentivo educacional, pelo seu primo, o Educa Mais Brasil que oferta bolsas de estudo para várias modalidades de ensino, inclusive, para graduação. “Meu primo viu um anúncio no jornal e, como ele sabia que eu queria muito estudar mas minha família não tinha condições, me falou da oportunidade”, conta.
Ele não pensou duas vezes. Foi na casa do primo onde tinha acesso à internet, fez seu pré-cadastro, em seguida, entrou em contato com a faculdade e logo garantiu uma bolsa de 50%. “Apresentei o valor da mensalidade para minha mãe e, depois, mostramos para a família. Graças a eles, consegui me formar”, celebra o educador físico. Foi em 2009, depois de muita luta, que Jadir conquistou o sonhado diploma.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Notícias mais lidas agora
- Mais de meio milhão de veículos estão com o licenciamento de 2024 em atraso no MS
- Baile funk no Parque de Exposições termina com garrafadas e arremesso de mesas
- Morre Ary Toledo, ícone do humor brasileiro, aos 87 anos
- Perseguição a motorista termina em acidente com viatura da PM e um preso em Campo Grande
Últimas Notícias
Nasce Nala, primeira filha da cantora Iza com jogador Yuri Lima
O parto de IZA foi cesariana e aconteceu no Hospital Perinatal da Glória, no Rio de Janeiro
Bolsa Família inicia pagamentos de outubro nesta semana, confira o calendário
O valor básico do Bolsa Família em outubro permanece em R$ 600
Sem previsão de solução, 900 mil consumidores continuam sem energia em São Paulo após tempestade
A concessionária Enel continua sem prazo para o religamento total da energia
Irã anula sentença de morte e ordena novo julgamento de ativista dos direitos das mulheres
Ela foi condenada à morte no início de julho após ser presa na região de Gilan, no norte do Irã.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.