Neste mês de outubro, a Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim abre nesta terça-feira (1º), às 8h30, a sobre brinquedos antigos. Terão bolitas, bolhas de sabão, bilboquê, pião, vai e vem, 5 marias, brinquedo do aro da bicicleta, elástico, barangandã, diabolô e pipas, brinquedos antigos que fizeram parte das brincadeiras de outras gerações.

Segundo o portal do Governo do Estado, todos os artefatos foram produzidos pelas acadêmicas do 5° e 6° semestres do curso de Pedagogia da UFMS: Veronica Nogueira Sardinha, Pollyanna Moreira Cunha, Karina Oliveira Xavier, Rosimeire Zorzan e Jenifer Aline Aimi da Cunha.  Esses brinquedos são utilizados em sala de aula para o conhecimento e o desenvolvimento na educação infantil.

Por meio do lúdico, as estudantes visam instigar a imaginação, pois acreditam que a criança aprende na interação social, e que o imaginário é potente chave nessa primeira fase de vida, a infância. No local também terá um varal de poesias extraídas de livros do poeta Manuel de Barros, com o intuito de entrarem neste universo mágico da natureza regional e das letras. Os alunos o produziram com a orientação dos professores Isac Zampieri e Luciana Zaida.

Também serão expostos também alguns livros que falam sobre brincadeiras antigas e um livro gigante, produzido por acadêmicas da UFMS. O livro gigante mostra com imagens bem coloridas os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato.

A exposição Brinquedos Antigos, com entrada franca, fica aberta à visitação até o dia 30 de outubro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h30, e aos sábados, das 08h às 13h. A Biblioteca Isaias Paim fica no 2º andar do Memorial da e da Cidadania, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 255, Centro. Telefone: (67) 3316-9161.