Feriadão, pans, que tal fazer uma seção de cineminha sem sair de casa? Selecionamos 10 produções audiovisuais incríveis pra você maratonar e conhecer melhor os trabalhos realizados por uma safra de Cineastas competentes, Produtores audaciosos e atores fantásticos do Mato Grosso do Sul.

Fazer Cinema não é moleza, aqui no Estado não é diferente. É preciso muito amor à causa e ousadia pra encarar o agridoce trabalho de produzir cinema por aqui, mas a resistência fala mais alto e muitos Produtores encaram a tarefa com maestria e não deixam de fomentar a produção cinematográfica local. Um Salve para os artistas e cineastas da terra!! (clap, clap, clap)

Esta é a primeira parte de uma série de matérias saudando a 7ª Arte do MS. Outros estão na manga para te mostrar (nas publicações futuras) que somos um celeiro de produções de qualidade e categoria. Prova disso é a carreira em Festivais no Brasil e no mundo que alguns destes filmes ostentam, eles levaram nossa bandeira além das fronteiras estaduais, nacionais e internacionais.

Pega a pipoca, fique confortável e desfrute, nossa seção começa agora!

Ela Veio Me Ver, de Essi Rafael

Delcides e Tatiane passam uma tarde juntos, pela primeira vez. Curta da Casa de Cinema de Aquidauana lançada em 2011, protagonizada por Geraldo Saldanha e Maria Eugênia Pacheco.

Filme selecionado para: 22º Festival Internacional de Curtas de SP Festival do Rio 2011 27º Festival Latino de Cinema de Chicago Nova York Festival Internacional de Cinema Latino 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis FAM 2011 – 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul BRAFFTv – Festival de Cinema Brasileiro em Toronto Tallahassee Film Festival Festival Iberoamericano de Cortos de Buenos Aires 8º Festival de Cinema de Maringá 3º Festival do Popular 6º Festival da América do Sul Festival Internacional de Cinema da Juventude 2011 Ohio Independent Film Festival Festival de Cinema de San Antonio Cinesul 2011- Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo V Curta Festival de Cinema de Cabo Frio Lichfield Hills Kids First! Festival de Cinema Curta Carajás- III Festival de Cinema de Parauapebas 7º Curta Ourinhos 2º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis


Perto do Fim, de Davi Pierre

O filme “Perto do Fim” conta a história de uma amizade de longa data que foi abalada por causa de um mal entendido e que precisa ser restaurada quando Carlos descobre uma doença terminal. Roteiro e Direção – Davi Pierre Produtora Executiva – Sara Tiago Atores – Anderson Black, Espedito di MonteBranco, Patrycia Luz e Iago Arimura. Direção de fotografia – Miranda Direção de arte – Rose Borges Captador de áudio direto – Fábio Tiago Operador de Câmera – Marco Kão.

 

Solidão e Meia, de Helton Perez

Há pouco mais de 4 anos perdíamos a maior referência do Blues em MS. Renato Fernandes deixou músicas que tratam com uma cruel honestidade a vida boêmia e o que é viver de um jeito blues. Esta é nossa homenagem, para que a sua música e dos Bêbados Habilidosos alcance àqueles que já dormiram no banheiro de um bar vagabundo, já amaram alguém que um dia foi embora ou já beberam pra fugir da solidão. Viva Renato. Solidão e meia” é um curta criado dentro do imaginário das músicas de Renato Fernandes, compositor da banda Bêbados Habilidosos, de Campo Grande/MS, considerado por muitos especialistas um dos melhores compositores de blues na língua portuguesa. O recorte é feito a partir das músicas do álbum inédito da banda, Vida Dura

Elenco Chico Neller, Paula Bueno. Direção Geral: Helton Pérez. Roteiro: Helton Pérez, Paula Bueno e Lauro Luiz.

 

Irmãos de Alma, de Filipi Silveira

Um parque e dois amigos. Thelma (Nadja Mitidiero) revela um antigo segredo para Rui (Filipi Silveira), provocando consequências que podem afetar esta bela amizade, apenas no parque que é refúgio e causou dois amigos de infância. Um parque e dois amigos.  Elenco: Filipi Silveira, Nadja Mitidiero, Pedro Araujo, Fernanda Luisa Filiu, Tero Queiroz, Luiz Pinho. Equipe de Direção e Roteiro: Filipi Silveira, colaboração:  Nadja Silitira.


Raiz do Vértice, Cadu Modesto Fluhr

Experimental, Raiz do Vértice faz uma incursão intuitiva ao (in) consciente feminino através de micro narrativas abstratas enredadas por seus símbolos. Pressupõe a incorporação da experiência experimental feminina no processo de totalização e universalização dessa experiência e explora o que há de novo nos símbolos como forma de exteriorização dessa experiência.

 

A vez de matar, a vez de morrer, de Giovani Barros

O homem, o orgulho, a vingança

Direção e roteiro: Giovani Barros, Produção Executiva: Matheus Peçanha, Emanueli Ribeiro, Fotografia: Flora Dias, Arte e figurino: Jerry Gilli, Maquiagem e efeitos: Débora Saad, Montagem: Alice Furtado, Edição de Som: Fábio Baldo, Elenco: Lelo Faria, Tero Queiroz, Philipe Faria, Leoncio Moura, Filipi Silveira.


Eu te Amei  Esta Noite, Ana Paula Ostapenko

Após anos, Clara retorna a cidade natal para passar alguns dias. Casada com Fernando quer nessa viagem fugir das constantes brigas (problemas conjugais). Em sua última noite na cidade, resolve ir a um bar onde encontra Marcos seu melhor amigo, com quem não falava desde o casamento, e que depois de um dia cheio, resolveu, também, ir ao bar onde tinham o hábito de frequentar.

Doc. Paralelas de Aço, Fernanda Nascimento

 

O documentário “Paralelas de Aço” é um curta-metragem da série “MS: 40 anos em histórias cinematográficas”. Conheça a história da ferrovia Noroeste do Brasil e como ela ajudou a construir a identidade de Mato Grosso do Sul, além de ter sido um fator de desenvolvimento do Estado e das cidades por onde passou. O documentário traz histórias emocionantes, que ajudam a entender e relembrar quem somos no contexto regional. Ficha técnica: Roteiro, direção e fotografia: Rachid Waqued. Produção: André Placencia, Fernanda Prochmann e Rachid Waqued. Entrevistas: Fernanda Prochmann e Rachid Waqued. Edição e finalização: Carlos Diehl, André Placencia, Fernanda Prochmann e Rachid Waqued. Coordenação Curso MS: 40 anos em memórias cinematográficas: Marinete Pinheiro e Carlos Diehl.

Cine Centímetro, Dannon Lacerda

Dirigido pelo sul-mato-grossense, Dannon Lacerda, o curta metragem narra o reencontro dos primos Pedro (Malvino Salvador) e Ari (Otto Jr.) em uma cidade interiorana onde recordam a infância e a paixão pelo cinema. Selecionado em mais de 50 festivais e com 11 premiações. Direção: Dannon Lacerda. Elenco: Malvino Salvador, Otto Jr., Lucas Oliver, Guilherme Nunes, Erom Cordeiro, Kelli Freitas, Carolina Virguez e Sérgio Coelho.

Lados Dados, de Breno Benetti

Após o término do relacionamento, os dois rapazes envolvidos, tentam entender o que realmente aconteceu entre os lados nas diversas histórias que viveram juntos. Entre mágoas e ressentimentos a verdade dada entre os lados surge e não resta mais nada senão cada qual seguir seu caminho. Com Leandro Marques e Breno Benetti.