MidiaMAIS

Moda Autoral: Coleção exalta a cultura Reggae e as “Cores da Conexão”

A safra de Criadores de Campo Grande é ampla, extremamente plural. Várias referências, estilos e tendências são produzidos aqui, contemplando a todos os admiradores e consumidores da moda autoral regional. A família do Reggae também merece uma coleção inspirada em sua filosofia. Roupas pensadas e concebidas para valorizar esta arte, que merece ser enxergada com […]

Leandro Marques Publicado em 20/12/2019, às 16h00 - Atualizado às 18h28

Boli Boli (foto: Leandro Marques)
Boli Boli (foto: Leandro Marques) - Boli Boli (foto: Leandro Marques)

A safra de Criadores de Campo Grande é ampla, extremamente plural. Várias referências, estilos e tendências são produzidos aqui, contemplando a todos os admiradores e consumidores da moda autoral regional. A família do Reggae também merece uma coleção inspirada em sua filosofia. Roupas pensadas e concebidas para valorizar esta arte, que merece ser enxergada com mais conhecimento e menos preconceito.

Há dez anos trabalhando com esta temática, a estilista e artista visual Patrícia Rodrigues, a Boli, tem no público Rastafari, o conceito que move a inspiração e o conceito de sua marca Boli Boli. “As Cores da Conexão é uma coleção de moda que fala sobre a cultura Reggae e o objetivo é que a gente tenha opções exclusivas para vestir. Essa coleção é uma das mais famosas da Boli Boli e já venho trabalhando há basicamente 10 anos com ela”, conta.

Boli Boli

Formada em Artes Visuais na UNIGRAN, Boli teve as artes plásticas como base de seu trabalho. Ainda na Faculdade, suas criações já tinham identidade e era facilmente reconhecida pelos colegas. “Quando fazia faculdade, eu criava umas camisetas e fui desenvolvendo sozinha esse conceito que a gente chama de upcycling. Eu pegava uma camiseta, recortava, costurava em outra e criava roupas, figurinos… O meu apelido já era Boli, então as pessoas já identificavam a linguagem dessas camisetas. Elas falavam ‘olha lá a camiseta da Boli!’”, relembra.

Moda Autoral: Coleção exalta a cultura Reggae e as “Cores da Conexão”
Girlboss: Boli abraça a causa reggae, que inspira coleção (foto: Leandro Marques)

As artes plásticas têm papel fundamental na produção da artista. Para ela, o mundo da moda sempre foi uma possibilidade criativa e tem como referência dois ícones da história da arte: o artista americano Jean-Michel Basquiat e o brasileiríssimo Arthur Bispo do Rosário. 

Na infância, a mãe fazia aulas de costura e ela cresceu vendo a mãe costurando, era a criança que fazia a roupinha da boneca. Avó e tias também eram do universo da costura, isso já faz parte da artista desde a infância. “A costura é o universo do meu sagrado feminino. Hoje em dia, quando convido uma modelo igual a Maria e transformo ela na musa da minha marca, eu trabalho os conceitos que crio e um pouco da minha história feminina com as mulheres da minha família”.

Cores da Conexão

A coleção tem o objetivo de atender ao público que tem a cultura Reggae como estilo de vida, que tem esse conceito e vive essa filosofia.  “A gente sabe muito bem que quando alguém usa as cores verdes, vermelho e amarelo, automaticamente essa leitura leva visualmente ao universo conceitual do Reggae, do Rastafarianismo”, diz.

O lançamento da nova safra de peças regueiras acontecerá neste sábado, 21, das 16h20 até as 23h, na Maktube Reggae Shop e vai rolar uma somatória de artes, englobando música, moda, fotografia, cultura e diversão.

“Esse evento tem a intensão de agregar músicos e artistas da cultura Dub, que contribuem com essa pegada que a gente tenta apresentar na moda. Pra gente poder realizar esse trampo autoral, contamos com essas parcerias e espaços incríveis como esse que a Ana propõe, que é a Maktube Reggae Shop, que vai ter essa produção exclusiva que trarei pra cá, pra gente poder apresentar pra campo grande”, diz Boli.

Se apresentarão no evento o Produtor de Dub iTalhêra e Thiago Hallfyah, do coletivo Vamo Apelá Sistema de Som.

Partiu rolê?
Acontece na Maktube Reggae Shop
Av. Noroeste, 799 (Orla Morena)
Dia 21/12, às 16h20

Conheça a Boli Boli
www.boliboli.com.br
https://www.instagram.com/boliboli.com.br/
R. das Garças, 116 – casa 04 – Centro, Campo Grande
(67) 99676-0321

Jornal Midiamax