A escritora Isabella Banducci Amizo lança nessa quinta-feira (31) o livro “Poética dos Bugres” com palestra que trará reflexões sobre o contexto político-social e cultural que influenciou a obra Conceição dos Bugres, de Conceição de Freitas da Silva, e como as produções artesanais se tornaram obras de arte que refletem a identidade do Mato Grosso do Sul, em busca da diferenciação do vizinho Mato Grosso, nacional e internacionalmente.

O livro é resultado de um projeto incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. E a realização da pesquisa, que deu origem ao livro contou com o financiamento, por meio de bolsa de estudos CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e FUNDECT – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em meados da década de 1960, a artista Conceição Freitas da Silva dá início a uma produção que lhe proporcionou reconhecimento internacional e que se tornou um dos símbolos da arte sul-mato-grossense: os bugres. Essas esculturas são consideradas, hoje, uma das principais peças da arte do estado e sua imagem é amplamente difundida e utilizada desde a publicidade até em materiais do poder público.

Os bugrinhos, esculpidos por Conceição dos Bugres, poderiam ser considerados peças artesanais, mas ganham estatuto de obra de arte, legitimados, inclusive, por museus e galerias Mato Grosso do Sul afora, fazendo parte
de acervos importantes, como do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO), da Galeria Estação (SP) e do Museu AfroBrasil (SP), e ainda tendo participado, entre outras exposições, da Mostra do Redescobrimento – Brasil 500 anos (SP). Além disso, tornam-se ícones da arte e da cultura de um estado que busca, no momento em que Conceição desenvolve a produção, marcar sua identidade e diferenciar-se do vizinho Mato Grosso, a partir do qual foi dividido.

Sobre a autora

Isabella Banducci Amizo é cientista social, graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Na mesma instituição cursou Mestrado em Estudos de Linguagens, cuja dissertação deu origem ao livro Poética dos Bugres: uma incursão sobre arte, identidade e o outro. Ao longo de sua carreira, participou de projetos de pesquisa voltados para o estudo da cultura de Mato Grosso do Sul e da fronteira com o país vizinho, Paraguai. Entre eles: Romaria do Sinhozinho: devoção e fé em Bonito-MS e Rituais religiosos e fúnebres na fronteira do Brasil com o Paraguai. Entre artigos e capítulos de livros publicados, destaca-se Polca em Mato Grosso do Sul: aspectos da identidade cultural na pós-modernidade.

Serviço

Lançamento do livro Poética dos Bugres: uma incursão sobre arte, identidade e o outro
precedido de palestra sobre o tema do livro
Quando: Quinta-feira, 31 às 19h30
Onde: Sesc Cultura – Avenida Afonso , 2270.
Quanto: