O artista plástico Humberto Espíndola foi homenageado na (Universidade Católica Dom Bosco) nesta sexta-feira (24). Ele recebeu o título Doutor Honoris Causa, a mais alta honraria concedida pela universidade. O artista foi homenageado pelos mais de 50 anos de carreira e por Desenvolvimento Local, por voltar-se à temáticas regionais a partir de obras inspiradas na bovinocultura.

Na cerimônia, Humberto relembrou que também foi um estudante do colégio salesiano. “É um reconhecimento importantíssimo, pois sou um ex-aluno salesiano e isso vem como um tipo de coroação da minha própria vida. Se passaram tantos anos após estudar e agora estou aqui recebendo o título de Doutor Honoris Causa dessa universidade que eu vi nascer”, comemorou.

Humberto Espíndola é homenageado com título Doutor Honoris Causa na UCDB
Cinco personalidades são agraciadas com o título Doutor Honoris Causa. (Foto: UCDB)

Outras personalidades foram homenageadas pelos trabalhos importantes na educação: Pe. José Marinoni, que esteve à frente da Reitoria da UCDB durante 22 anos; professora Conceição Aparecida Galves Butera, que trabalhou na Católica por 41 anos, onde exerceu a docência e também atuou como Pró-Reitora de Graduação; e o sacerdote salesiano Pe. Ángel Adolfo Sánchez y Sánchez (in memoriam) que ficou à frente da direção geral das Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt) por seis anos, além de atuar no campo do ensino por mais de 15 anos.

Já na área de Direitos Humanos, a outorga do título foi concedida à Ir. Silvia Vecellio Sai, diretora do Hospital São Julião — centro de referência para tratamento de hanseníase na América Latina — e membro IIA (Inspetoria Imaculada Auxiliadora).

“São muitos aqueles que contribuíram com a história da Universidade Católica Dom Bosco. São pessoas que trabalharam aqui e se dedicaram, como ex-acadêmicos, pessoas de renome na sociedade e que também contribuíram para a formação humana e cristã, destacou o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos.

Humberto também foi entrevistado pelo Midiamax e conta sobre carreira em MS. Confira a reportagem.