Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Formada em direito, campo-grandense expressa arte e ganha a vida com biscuit

Caroline Turquiai, depois de terminar a faculdade de bacharel em direito, decidiu não atuar na área e começar a viver da arte do biscuit
Arquivo -

Nem sempre a vida toma os rumos que queremos, mas se ajustar a isso não é a única opção. Foi o que pensou a artesã Caroline Turquiai depois de terminar a de bacharel em direito, decidir não atuar na área e começar a viver da arte do biscuit.

“Quando me formei fiquei um tempo parada, sentindo que não era bem o que eu queria. Um dia em casa decidi fazer arte. Fui e comprei o mínimo de material, modelei uma sereia em um espelho e me apaixonei. Desde então estou me especializando”, explica a artesã que já havia trabalhado com pinturas em tela.

A Porcelana fria ou Biscuit é uma massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem já que é seca em contato com o ar.

Formada em direito, campo-grandense expressa arte e ganha a vida com biscuit
(Arquivo Pessoal)

Nesse meio tempo de 2 anos, Caroline começou a estudar esculturas humanizadas e se apaixonou ainda mais pois além de seu trabalho se tornar um presente, é algo que dura o resto da vida, eterniza momentos e enche de alegria a casa de quem ganha.

“Comecei sozinha. Mas os cursos que eu faço hoje em dia são todos online. Na verdade eu estudo com a Juliana lepine, uma super artista dos EUA ( é brasileira e mora lá há muitos anos). Estudo online com ela, e estou a cada dia mais me aperfeiçoando”, conta.

Produção em massa (de biscuit)

A Porcelana fria é uma massa de fácil modelagem, aceitando tingimento e pintura com vários tipos de tintas e corantes. Isso fez com que a artesã começasse a criar com mais liberdade seu trabalho que evoluiu para xícaras, cãezinhos, caricaturas e até estátuas personalizadas dos clientes.

O processo de criação leva paciência, observação e muito carinho. Para as esculturas humanizadas, a artesã usa as fotos do cliente como molde visual e vai modelando a massa através delas.

A artista conta que o processo demora em média uma semana, desde comprar a massa na cor branca ou natural e fazer o tingimento com tinta a óleo, a secagem e envernização para dar mais durabilidade. “O bacana das esculturas é que você pode criar algo bem legal e repassar para a modelagem”, afirma a artesã.

Um dos trabalhos que mais marcou a artista foi o pedido de uma escultura para o chefe de uma cliente que é super fã do capitão América. “Colocamos o rostinho do chefe e o uniforme do capitão, e detalhe, ele está jogando vídeo game também. Em grande maioria eu crio uma amizade muito legal com meus clientes. Tenho bons clientes, e em geral todos me marcam. É sempre especial levar arte para as pessoas”, finaliza a artista.

Para conhecer mais do trabalho da artesã e suas peças de biscuit, ou mais informações sobre os cursos ministrados por Caroline, basta contatá-la pelo no @turquiai_artesanatos ou pelo telefone (67) 99184-0154.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MG: menina de 12 anos descobre gravidez de quase um mês após ir ao UPA

Procurando emprego? Suzano abre quatro vagas para atender operações em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Acidente na BR-153 deixa cinco mortos

Após repercussão, familiares de paciente internado em estado grave procuram Santa Casa

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato fala em normalização do mercado em poucos dias

Últimas Notícias

Cotidiano

Tempo frio e seco: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar

Umidade relativa do ar está entre 15 e 30% nas cidades do Estado

Polícia

Atropelado há quase duas semanas, motoentregador continua internado em estado grave

Vítima continua entubada e deve passar por uma traqueostomia; motorista que atropelou a vítima entrou com pedido de liberdade

Transparência

TCE-MS determina que ex-prefeito devolva R$ 100 mil por contratar serviços sem licitação

Caso ocorreu em Bandeirantes, onde a população teve de votar de novo neste ano porque a eleição do ano passada foi suspensa por determinação da Justiça Eleitoral. O vencedor foi tido como inelegível pelo TSE

Transparência

Prefeitura de Bonito justifica processo seletivo sem cota por falta de lei municipal

Um inquérito civil foi instaurado para investigar a situação de um processo seletivo realizado em janeiro deste ano