A Fundação Cultural de lançou oficialmente na manhã desta terça-feira (2) a programação do 20º Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 25 e 28 de julho. A cerimônia na Governadoria de Mato Grosso do Sul contou com a presença da diretora-presidente Mara Caseiro, do prefeito de Bonito Odilson Arruda Soares e do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

A apresentação teve início com performance de Lenilde Ramos interpretando o hino do Estado, seguida pela música tema “Gaivota Pantaneira”, de Dinho Rocha, falecido em fevereiro e interpretada por seu filho. Também foram anunciados os 5 homenageados da edição deste ano, que neste ano adota a temática “Arte, Cultura e Meio Ambiente – Edição Comemorativa Revisitando”. São eles: professora Idara Duncan, o músico Castelo, o artista plástico Isaac de Oliveira, a artista plástica Buga Peralta e em memória do historiador Elinor Nolasco Falcão, falecido em maio de 2019.

FCMS lança o 20º Festival de Inverno de Bonito com presença de artistas e autoridades
Mara Caseiro, diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (Foto: Carlos Yukio/Jornal Midiamax)

A diretora-presidente da FCMS, Mara Caseiro, ressaltou que o propósito do Festival é fazer com que a cultura seja um instrumento de transformação e que o evento também movimenta a economia em função do . “O Festival não é só música. É , cinema, literatura. É uma interação entre povos (indígenas, quilombolas), uma união de culturas”, afirmou.

O presidente da Assembléia Legislativa, Paulo Corrêa, agradeceu ao Governo do Estado em nome dos artistas de Bonito e de todo o MS. “Mexer com cultura é uma decisão política”, afirmou. O músico Guarany também ressaltou a mudança na mentalidade governamental de Mato Grosso do Sul. “Quando vou na raiz ver um artesão, e depois o vejo em uma exposição grandiosa, não se sabe o que ele passou até chegar ali”, ressaltou.

FCMS lança o 20º Festival de Inverno de Bonito com presença de artistas e autoridades
Governador Reinaldo Azambuja fez presença no lançamento da 20ª edição do FIB (Foto: Carlos Yukio/Jornal Midiamax)

Reinaldo Azambuja (PSDB) reafirmou durante discurso que o Mato Grosso do Sul tem crescido além do Brasil e que o Festival já se destaca entre os demais no país e que o turismo teve aumento de 15% apenas na cidade de Bonito. “A crise existe mas temos que falar sobre as oportunidades. A criação, a manutenção e, principalmente a permanência dos festivais são as oportunidades. Temos um pluralidade de atratividades que envolvem uma gama de pessoas em um festival que nem um renome no Brasil”, reiterou.

Confira a programação completa do 20º Festival de Inverno de Bonito que acontece dos dias 25 a 28 de julho com apresentações, musicais, teatrais, exibições e outras manifestações artísticas abaixo: