Segundo o último Censo da Educação Superior – divulgado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – a educação a distância apontou em 2017 o maior salto no número de matrículas desde 2008. A pesquisa mostra que os estudantes do ensino EAD chegaram a quase 1,8 milhões em 2017, o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

O que atrai os estudantes para a modalidade EAD é o modelo de estudo flexível e mensalidades mais em conta. Entretanto, mesmo diante de tanto crescimento, a proximidade entre a instituição e aluno é um aspecto que pesa na hora de assegurar a permanência dos mesmos no curso. De acordo com uma análise da Educa Insights, realizada com o intuito de analisar como comportam-se as instituições que ofertam o ensino a distância, os polos que mantem uma maior proximidade com os alunos, são os que apresentam os melhores resultados.

Formada em Pedagogia há mais de 20 anos, Miraildes Sousa, hoje está cursando Letras.  Devido a sua rotina corrida e dividida entre o trabalho e os cuidados com a casa, Miraildes optou pelo curso a distância na Unijorge. Entre o EAD e o ensino presencial, Miraildes fica com a primeira opção. “Só sinto falta de esclarecimentos imediatos. Porém, mesmo distante, me sinto próxima. As aulas são bem explicativas e o material de apoio muito rico. Além disso, temos um tutor online para tirar nossas dúvidas. Eu também conto com um polo em meu bairro, tudo que preciso posso resolver lá, onde são aplicadas algumas avaliações”, acrescentou.

EAD com bolsas de estudo

O ensino a distância vem acompanhado de benefícios. Se está pensando em começar uma graduação e também quer ingressar nessa modalidade, você pode contar com o apoio do Educa Mais Brasil. O programa tem 15 anos de atuação e já beneficiou mais de 900 mil estudantes. Acesse o site do programa, lá você pode encontrar descontos de até 70% para cursos presenciais e EAD.

 

Agência Educa Mais Brasil