Reutilizar sacolas de lojas e mercados é uma atitude sustentável que minimiza consideravelmente a quantidade de lixo plástico no meio ambiente. O puxa saco de tecido é prático e foi criado para auxiliar na organização de sacolas dentro de casa.

Aprender como fazer esse objeto de permite que você o personalize com o estilo que desejar, além de deixar sua cozinha, dispensa ou área de serviço ainda mais organizada. Além de poder se tornar um verdadeiro negócio e fonte de renda através do artesanato.

Entre inúmeros padrões, temas e tipos de puxa sacos, a redação do MidiaMAIS separou um simples que pode ser feito em casa, além de 25 ideias de sugestões para deixar sua cozinha mais bonita.

Confira como fazer um puxa saco de tecido:

Materiais necessários

  • Tecido, com estampa e cor da sua preferência, cortado na medida de 50cm X 55cm
  • Elástico
  • Alfinete
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura

Para começar, vamos separar o tecido já cortado na medida de 50cm (Largura) X 55cm (Altura). Costure uma bainha em todas as extremidades do tecido;

Junte ambos os lados do tecido ao meio e costure unindo-os; Forme os furos tanto na parte superior quanto inferior para entrada e saída da sacola plástica. Nesta etapa, costure a uma distância de 6 cm de distância da bainha;

Com o auxílio de um alfinete transpasse o elástico, mantendo-o bem esticado na hora de costurar, para que ele faça o franzido no tecido. Aqui, você poderá costurar tanto à mão como com a ajuda de uma máquina;

Por fim, será necessário fechar as extremidades do puxa-saco de tecido com uma costura por fora, proporcionando a peça um acabamento melhor.

Ouse nas ideias

Além de ser um item prático e funcional o puxa saco de tecido também é um item decorativo muitas vezes exposto tanto na área da cozinha como na área de serviço. Então, que tal criar um puxa saco diferente de tecido?

Nessa etapa, a grande dica é usar e abusar da imaginação e reunir diversos elementos decorativos para a criação do puxa saco diferente de tecido, tais como: caixas de sapato, feltro, E.V.A, barbante, botões, fitas, entre outros, além de soltar a criatividade nos temas.

Os padrões de corujas são os mais populares entres os puxa sacos, mas galinhas, vacas, peixes, flores e comidas variadas também não ficam atrás. Confira algumas ideias para se inspirar na galeria abaixo: