A primavera é, sem dúvidas, a estação mais bonita e colorida do ano. Nesta segunda-feira (23) é marcado o primeiro dia deste período considerado um dos mais charmosos e agradáveis. É nesta época que várias espécies de plantas começam a florescer. O início desta estação marca o começo da reprodução das plantas e árvores.

Algumas espécies preferem o clima da estação para se desenvolverem. Nós listamos 3 flores para você cultivar nesta primavera. Confira:

1 – Onze Horas

Decoração: 3 flores para deixar sua casa mais colorida na primavera
Foto: Reprodução/ Internet

Essa espécie de suculenta ganhou o nome popular devido ao sua fotossensibilidade, quando o sol está ao topo do céu, por volta das onze horas, os botões de flores se abrem. A propagação desta planta é por meio de mudas. Quando plantadas as regas devem ser feitas de duas à três vezes por semana, e o vaso deve ser mantido em lugar com pouca ou nenhuma sombra. Vale lembrar que essas flores atraem abelhas, então devem ficar para o lado de fora da casa.

2 – Alamanda

Decoração: 3 flores para deixar sua casa mais colorida na primavera
Foto: Reprodução/ Internet

Conhecida também como Dedal de Dama, essa espécie é da família das trepadeiras, ou seja, precisam de um apoio para se desenvolver. São uma ótima opção para enfeitar os jardins e fazer sombra. Essa espécie deve ser plantada em local com alta iluminação, e as regas sempre que possível, mas sem encharcar o solo. Apesar de belas flores amarelas, as folhagens dessa planta são consideradas tóxicas, deve-se evitar o contato com peles sensíveis.

3 – Buganvília

Decoração: 3 flores para deixar sua casa mais colorida na primavera
Foto: Reprodução/ Internet

A famosa primavera, um arbusto que floresce, e colore casas e ruas da cidade. Ela pode ser plantada por meio de sementes, mas não garantirá a mesma aparência de sua matriz; ou por mudas, que devem ser feias com galhos retirados da planta fora da época de floração. As regas devem ser feitas todos os dias, apenas para umedecer o solo.

Dicas para todas as plantas

Normalmente na primavera ocorrem chuvas fortes que lavam o solo e não infiltram nutrientes. Nessa época é importante verificar se a planta precisa de água todos os dias, principalmente se a muda estiver em solo arenoso.

Nesse período é comum que nasçam novas folhas em algumas plantas, o que pode atrair muitas pragas. Os pulgões são grandes vilões e as cochonilhas aproveitam esse momento para infestarem as plantas. Para controlar as pragas podem ser utilizados óleos orgânicos em spray, como o de neem.

Outra dica importante nesse período é a limpeza, poda e adubação para as plantas. Algumas têm um longo tempo para se adaptarem aos novos vasos ou espaços de jardim. Manter o solo rico em matéria orgânica ajuda na manutenção dos nutrientes da planta.