Confecção de bonecas Abayomi encanta crianças na abertura da Flib
Nem mesmo a baixa temperatura que assolou Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (5), espantou a criançada na abertura do terceiro dia da Flib (Feira Literária de Bonito). Oficina de criação das Bonecas Abayomis, símbolo de resistência feminina, trouxe ancestralidade e africanidade para o palco do principal evento de literatura do Estado. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nem mesmo a baixa temperatura que assolou Mato Grosso do Sul, na manhã desta sexta-feira (5), espantou a criançada na abertura do terceiro dia da Flib (Feira Literária de Bonito). Oficina de criação das Bonecas Abayomis, símbolo de resistência feminina, trouxe ancestralidade e africanidade para o palco do principal evento de literatura do Estado.
A programação do terceiro dia da Feira iniciou, às 9h, na estrutura especial montada na Praça do Peixe. A Oficina, ministrada por Roberta Ferreira de Souza, deu o pontapé nas atividades. Crianças e adolescentes se reuniram para entender a história das pequenas bonequinhas negras de pano.
As bonecas Abayomis nasceram durante as longas viagens dos escravos da África para o Brasil. Para acalentar as crianças a bordo dos terríveis navios tumbeiros, as mulheres rasgavam um pedaço das suas roupas e confeccionavam a boneca apenas com nós. Além de trazer conforto e momentos de distração para os pequenos, o brinquedo também servia como amuleto de proteção.
Trazer a Oficina de Abayomis para a Flib é uma forma de quebrar barreiras territoriais e dissipar entre os participantes a importância histórica e social que envolve a confecção das bonecas. Roberta começou a produzir Abayomis, em 2017, no Neabi (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas) do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), em Dourados. A técnica administrativo explica que o trabalho é fundamental para resgatar a ancestralidade.
O argentino Lorenzo, de 10 anos, foi um dos alunos que confeccionaram as bonecas. Ele conta que não conhecia a história das Abayomis mas, com um pouco de dedicação, levou para casa uma cópia produzida pelas próprias mãos na oficina.
“Não entendo muito português, mas consegui fazer a bonequinha. Aprendi sobre ela e fiz sozinha a minha, estou feliz”, completou.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
As informações apontam que Flávio teria se afogado
As vésperas do Natal, atrasos e voo cancelado geram caos no Aeroporto de Campo Grande
Neste sábado (21), estão previstos 27 voos entre chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande
Morre homem baleado no ‘Beco do Tirão’, 14 dias após crime, em Campo Grande
Os disparos atingiram o olho, tórax, peito, abdômen e braço do homem.
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.