Conhecida pelo turismo religioso, a cidade de Aparecida se torna alvo de milhares de turistas durante o feriado de , celebrado nesta quinta-feira (20). O município, localizado a cerca de 170 km de São Paulo, guarda a imagem original de dentro da Basílica.

De acordo com a coordenadora do curso de Turismo da Universidade Univeritas/UNG, Claudia Parra, Aparecida do Norte, na verdade, se chama apenas Aparecida. “O que causou o acréscimo do termo ‘do norte’ veio de uma estação de trem, chamada Estação de Ferro do Norte. Ao viajar para Aparecida, as pessoas precisavam ir até à estação, a qual gerou o apelido carinhoso para a cidade”, explica.

A missa é parada quase obrigatória no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Os visitantes aproveitam o final da cerimônia para receberem a benção do padre e também costumam levar objetos para serem ungidos.

Quem quiser se confessar também tem a oportunidade após a santa missa. O padre faz a confissão em duas etapas. A primeira, é uma oração geral com o perdão. A segunda, pode ser feita em particular direto com o sacerdote.

Além da imagem original da santa, os Shoppings dos Romeiros também são bastante procurados pelos turistas. O local abrange cerca de 300 lojinhas com lembrancinhas religiosas e regionais.

Inaugurado em 2014, o bondinho facilita a chegada até o Morro do Cruzeiro, que costuma ser palco da Via Sacra. O meio de transporte é uma das oportunidades de contemplar o visual do Santuário.

A Passarela da Fé, ligação entre a Basílica antiga e Santuário Nacional, é o principal local utilizado pelos fiéis como campo de penitência. Os visitantes costumam fazer o trajeto de 392 metros de joelhos em demonstração de fé e pagamento de promessas.