Casa Sem Lixo: Evento ensina iniciativas sustentáveis simples para usar no dia a dia
O evento Casa Sem Lixo foi pensado para utilidade doméstica, voltado a todos os responsáveis pela casa, para iniciarem uma jornada sustentável e aprenderem iniciativas ecológicas, de maneira simples, para aplicar no cotidiano. Com o objetivo de incentivar as pessoas a realizarem mudanças de hábito, o Casa Sem Lixo vem para trazer conhecimento e inspirar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O evento Casa Sem Lixo foi pensado para utilidade doméstica, voltado a todos os responsáveis pela casa, para iniciarem uma jornada sustentável e aprenderem iniciativas ecológicas, de maneira simples, para aplicar no cotidiano.
Com o objetivo de incentivar as pessoas a realizarem mudanças de hábito, o Casa Sem Lixo vem para trazer conhecimento e inspirar um novo estilo de vida aos interessados em transformar o mundo, começando pelo seu ambiente imediato. “Pequenas atitudes podem refletir na qualidade de vida das pessoas, seja em suas casas, seus trabalhos e isso também reflete no lado econômico. Quando a gente começa a olhar melhor pra o universo do lixo, logo passamos a refletir nossos hábitos de consumo, a forma de lidar com a vida e com o mundo “, explica Mari Rondon, organizadora.
No evento, será bastante abordado o conceito Lixo Zero, que são os quatro “R”: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Na prática, os ensinamentos, trarão propostas super viáveis, às vezes banais para algumas pessoas, mas que fazem muita diferença, como as simples atitudes de usar menos sacos de supermercados ou menos guardanapo… Não é difícil!
Somando iniciativas sustentáveis e levantando a bandeira de uma reeducação habitual, o evento também trará workshops muito interessantes. “A primeira atividade do dia será um diálogo com a Vanessa Hoffman, com o tema ‘Quero ser sustentável, como começar?‘. Ela vai contar sobre sua jornada, seus aprendizados… Diminuir a quantidade do que se joga fora é o foco”, conta Mari.
Uma outra forma que podemos reduzir a quantidade de lixo que produzimos, é transformar os nossos resíduos orgânicos em adubo. Para te ajudar nessa, será realizado uma Oficina de Compostagem, técnica aplicada para estimular a composição de materiais orgânicos. Serão ensinados o passo a passo de como fazer uma composteira de forma simples, até como compostar. “Também vai ter um encontro dos Composteiros urbanos de CG, porque muita gente já realiza essa prática e estará lá compartilhando seus conhecimentos, tirando dúvidas, trocando ideias, experiências…”, reforça.
A oficina “Mamães Lixo Zero” abordará o universo infantil, um grande gerador de resíduos. Mas existe uma onda de mulheres engajadíssimas numa maternidade sem excessos, que podem ser a inspiração de muitas mamães. Na “Oficina de reaproveitamento de alimentos“, ideias simples, como usar a casca da banana pra fazer um bolo, o talo de algum legume pra fazer um suco.
Para as crianças, um passatempo super divertido os aguarda na “Oficina de Brinquedos Sustentáveis“. “Vai rolar o tempo inteiro, qualquer pessoa poderá deixar suas crianças com o professor Fernando, da UFMS, que é fantástico, ele vai realizar uma oficina de brinquedos de sucata e mostrar que não precisamos estar sempre comprando brinquedos novos”, conta Mari.
Outra oportunidade excelente para aprender, será a “Oficina de Separação de Resíduos“. “Convidamos as catadoras da UTR, Usina de Triagem de Resíduos de CG, elas vão trazer ideias fantásticas de como separar os resíduos de cada cômodo da casa: banheiro, quarto, cozinha…”
A “Oficina de Produtos de Limpeza Naturais“, ministrada pela Marcia Chiad, do Recanto das Ervas, serão ensinadas alternativas naturais para o público fazer seus próprios produtos de limpeza, utilizando o que temos em casa, como limão, cravo, hortelã… Já pensou em fazer desinfetante, cheirinho, com o que tem no quintal? Isso é sensacional!
Confira a programação completa!
9:00 – Dialogo : Quero ser sustentável, por onde começar? – com Vanessa Hoffmann
9:00 – Encontro mamães lixo Zero – Maternidade sem excessos. – com Kati Reis, do @maenimalista.
10:00 – Oficina de produtos de limpeza naturais – com Marcia Chiad
10:45 -Oficina de sabão ecológico com Ana Franzoloso – DU Bem produtos sustentáveis.
11:00 – OFICINA DE COMPOSTAGEM – com Claudio Ramos
11:30 – Encontro dos Composteiros Urbanos
12:00 – Oficina de Reaproveitamento de alimentos – com Patrícia Ramos
13:00 – OFICINA DE SEPARAÇÃO DE RESIDUOS – com as catadoras das cooperativas
Durante todo o evento haverá: Oficina de BRINQUEDOS SUSTENTÁVEIS com o professor Fernando Cesar de Carvalho Moraes (UFMS) , e Exposição e venda de produtos sustentáveis.
A Prefeitura de Campo Grande vem trabalhando fortemente pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, e o evento CASA SEM LIXO , faz parte do Programa ODS da Prefeitura municipal, que consiste em 3 eixos principais: Educação para Sustentabilidade, Integração de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e Articulação e mobilização de parcerias para alcance das metas.
SERVIÇO
CASA SEM LIXO
27 de Outubro, Domingo, das 9:00hs as 14hs
Local: CEA (Centro de Educação Ambiental) Polonês
R. Corveta, 141 – Carandá Bosque
Notícias mais lidas agora
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
- VÍDEO: Professora agrediu criança na mesma escola de alto padrão onde houve denúncia de estupro
Últimas Notícias
Acidente entre moto e caminhonete mata jovem na MS-156
De acordo com informações do site Dourados News, a colisão ocorreu por volta das 6h deste sábado (02), após o veículo S10 avançar a via preferencial da rodovia
Band já tem nome para substituir Ana Paula Padrão no MasterChef; saiba quem
Ana Paula Padrão deixou o MasterChef Brasil após 10 anos no comando; saiba quem a Band já sonda para substituí-la no programa
Com padronização estética, herança cultural se perde nos cemitérios de Campo Grande
Embora criada por e para os vivos, a arte tumular reflete a cultura, as tradições e a realidade socioeconômica de todo um povo
Como são os candidatos do Enem em MS? Confira o perfil dos participantes em 2024
Por exemplo, números de brancos e pardos são muito maiores do que outras raças/ cores
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.