Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Brasil alcança mil empresas juniores em 2019

O Brasil atingiu a marca de mil empresas juniores em 2019. Todas elas, juntas, alcançaram um total de 23 mil projetos nesse ano. A ação dessas empresas beneficia tanto os estudantes quanto a população, uma vez que a sua principal característica é prestar serviços em áreas diversificadas, para a comunidade à sua volta, com valores […]
Arquivo -

O Brasil atingiu a marca de mil empresas juniores em 2019. Todas elas, juntas, alcançaram um total de 23 mil projetos nesse ano. A ação dessas empresas beneficia tanto os estudantes quanto a população, uma vez que a sua principal característica é prestar serviços em áreas diversificadas, para a comunidade à sua volta, com valores até 40% menores do que os serviços tradicionais.

Essas instituições desenvolvem-se dentro de universidades, públicas e privadas, sendo a maioria dos serviços prestados por microempresários e pessoa física. Atualmente, há 182 universidades no Brasil, distribuídas nas 27 unidades federativas. Os valores finais são destinados a feiras e eventos estudantis.

O presidente da Brasil Júnior, confederação que representa as empresas juniores no Brasil, Renan Nishimoto, explica a dificuldade ainda encontrada pelas juniores. “As empresas juniores têm o desafio de receber mais confiança e estímulo da sociedade”, uma vez que o trabalho das empresas enquadradas nesse perfil não tem reconhecimento e, algumas, sofrem com a desconfiança do cliente por ser uma empresa composta por jovens em formação universitária.

A EPR Consultoria, do curso de Engenharia de Produção da Federal do , é um exemplo de empresa júnior atuante no mercado. Há 18 anos a EPR atende em todo o país, inclusive multinacionais. Em seu histórico de atuações, acumula cases de sucesso, entre os quais destaca-se o projeto desenvolvido para a emergência de um hospital brasileiro. A partir da consultoria prestada pela equipe dessa empresa júnior, o tempo de espera na emergência passou de quatro horas para cinquenta minutos.

Além desse, outro exemplo é o caso do Instituto Federal do Tocantins – IFTO Campus Palmas. A Agro Júnior Consultoria, em um dos seus cases de sucesso, fechou um projeto em conjunto com a Fundação (FBB), em julho deste ano, para prestar consultoria para práticas agroecológicas aplicadas no ambiente do campo.

Na ação, foi possível validar um modelo hidropônico para ser utilizado por comunidades de baixa renda no município de Palmas-Tocantins, utilizando a energia solar; implantar unidade demonstrativa contínua de produção hidropônica e aquapônica; viabilizar, potencializar e fortalecer a geração de renda a agricultura familiar e capacitar comunidade de baixa renda, discentes e agricultores familiares na produção agroecológica.

“O Brasil tem potencial gigantesco, mas não está preparado para as empresas juniores, essa plataforma que conecta universidades e mercado”, afirma Nishimoto.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Enfim divorciada’: carro com frase e balões na traseira chama atenção em Dourados

atropelada

Homem é preso após matar esposa atropelada em Cassilândia

mulher

Mulher é mantida em cárcere e tem cabelo cortado pelo marido

Auxílio-acidente: menos de 200 trabalhadores de MS receberam benefício ‘desconhecido’ entre 2021 e 2023

Notícias mais lidas agora

Justiça julga neste mês multas de R$ 184 mil contra Consórcio Guaicurus por atrasos de ônibus

pai paternidade

Existe jeito certo de ‘ser pai’? Sul-mato-grossenses relatam como encaram desafios da paternidade

atropelada

Homem é preso após matar esposa atropelada em Cassilândia

Pontes de madeira serão construídas em Corumbá

Contrato para manutenção de pontes de madeira em Campo Grande é renovado por R$ 2,2 milhões

Últimas Notícias

Cotidiano

Com frio de 6 °C, 70 pessoas são acolhidas em Campo Grande

10 pessoas procuraram acolhimento espontaneamente no Ponto de Apoio do Parque Ayrton Sena

Polícia

Suspeito de violência física e sexual, homem é preso após tentar buscar mulher ‘à força’

Vítima morava em Amambai com o acusado, mas fugiu para Dourados onde acabou sendo encontrada na casa de familiares

Cotidiano

Evento de carros antigos arrecada 1 t de alimentos e reúne famílias na Praça do Papa

RetrocarMS 2025 contou com a participação de cerca de 600 expositores

Política

Acusada de agredir Nikolas, Camila Jara fica de fora da lista de denunciados na confusão da Câmara

Nikolas Ferreira alega que Camila atingiu sua região íntima com um soco, que ocasiou sua queda no plenário