Muitas pessoas aproveitam a para fazer uma renda extra. Com o passar dos anos, o tradicional ovo de chocolate ganhou novas cores, formas e sabores e acabou abrindo o leque de opções para quem deseja empreender nesta época do ano. A partir desta quinta-feira (4), o Jornal MidiaMax vai ensinar os leitores a fazerem 3 tipos de produtos pascoais com pouco investimento e retorno garantido. A série culinária será publicada até o próximo sábado, sempre às 10h.

A primeira receita, escolhida por um dos nossos profissionais convidados, é o Bolovo de Negresco. Lucas Melo, proprietário da Docear-te, conta que o produto foi recorde de vendas da empresa no ano passado. Com produtos facilmente encontrados em lojas especializadas e alguns segredos ensinados pelo doceiro, o bolovo fica uma delícia de encher os olhos e também o paladar.

O doce é feito com ovo de chocolate e recheio de bolo de chocolate com brigadeiro branco e pedaços de bolacha. A mistura equilibrada de sabores agrada até o paladar dos mais exigentes. Por não ser “enjoativo”, o bolovo é consumido por crianças e adultos.

Lucas Melo, da Docear-te

O empreendedor, de 27 anos, sempre foi apaixonado por doces. Formado em gastronomia e com inúmeros cursos de especialização em doces, Lucas Melo começou a fazer bombons para vender quando cursava o Ensino Médio. A Docear-te nasceu alguns anos depois, em 2013, quando o jovem precisou criar uma suposta empresa para uma matéria de empreendedorismo na faculdade.

Um ano depois, o doceiro tirou a ideia do papel e começou a conciliar encomendas com outros trabalho. O amor pela profissão, acoplado com a sabedoria de Lucas, viraram uma mistura perfeita para que a Docear-te virasse um negócio de sucesso cerca de 5 anos após a fundação. Atualmente, o jovem empreendedor fabrica doces de todos os tipos e passa o conhecimento à frente realizando cursos no próprio ateliê.

O carro-chefe da doceria no período da Páscoa é o ovo de colher, mas a empresa também possui no cardápio outras opções como a casca recheada e os ovos tradicionais. O trabalho é todo artesanal e demanda tempo e cuidado. A decoração dos produtos é um show a parte.

“Em 2018 lançamos o Bolovo de Negresco e foi um sucesso. Quem nunca fez também pode fazer para vender e ter uma nova fonte de renda.”

Ingredientes

2 fatias de bolo de chocolate – Pode ser feito os de caixinhas, comprados em supermercado, ou o fabricado pela própria pessoa com a receita a sua escolha

Bolovo de bolacha: forma deliciosa e prática de ganhar dinheiro na Páscoa
(Foto: Gabriel Torres/Midiamax)

Brigadeiro branco – Feito com leite condensado e creme de leite

1 pacote de bolacha Negresco

150 g de chocolate ao leite – Próprio para fabricação de bombons, normalmente encontrado em lojas de doces ou atacadistas em barras de 1kg

Produtos

Forma de ovo de páscoa com silicone de 350 g

Espátula para temperagem

Saco e bico pitanga de confeiteiro

Modo de Preparo

O primeiro passo é derreter o chocolate no microondas. O processo demanda cuidado para que o produto não passe da temperatura máxima de 45ºC. A dica é colocar o chocolate em um recipiente, levar ao microondas por, no máximo, 30 segundos e mexer. Realizar esse processo até que o produto esteja completamente derretido, sem queimar.

Colocar o chocolate derretido em uma bancada de mármore para a temperagem, que nada mais é do que o resfriamento. Com o auxílio de uma espátula, mexer de um lado para o outro até o chocolate esfriar. O teste para saber quando o produto está pronto para ser enformado é simples: basta pegar um palito de dente e levar o chocolate até os lábios. Se o chocolate estiver “geladinho” ele está no ponto certo.

Pegar a forma e encher de chocolate até a marca indicada pelo fabricante. Neste momento, é importante dar “batidinhas” com a forma na bancada para que saia todas as bolinhas de ar de dentro do chocolate derretido. Depois fechar e colocar na geladeira de 7 a 10 minutos.

Enquanto a forma está gelando, aproveite para preparar o recheio. Corte 2 fatias do bolo, mais ou menos da grossura de um dedo e reserve. Pique a bolacha Negresco (sem o recheio) e misture no brigadeiro branco.

Quando der o tempo suficiente para a casca de chocolate ser desenformada é porque chegou a hora de começar a preparação do bolovo.

Corte as duas fatias de bolo do tamanho da casca de chocolate. As fatias, já em formato oval, devem ser novamente cortadas para que caibam dentro da casca. De uma fatia deve ser retirado 1 dedo de borda e, da outra, 2 dedos.

Montagem

Bolovo de bolacha: forma deliciosa e prática de ganhar dinheiro na Páscoa
(Foto: Gabriel Torres/Midimax)

A primeira camada do recheio é a do brigadeiro com a bolacha. Depois, deve-se colocar a fatia menor do bolo, outra camada de brigadeiro, a fatia maior do bolo e finalizar com uma fina camada do brigadeiro branco somente para “selar”.

Por cima da última camada, usando o saco de confeiteiro recheado somente com o brigadeiro, fazer os bicos em cima do bolovo. Como decoração, usar bolacha triturada por cima.

 

Encomendas

Quem preferir fazer encomenda de outros sabores pode procurar o Lucas com, se possível, 3 dias antes da entrega do produto. O cardápio engloba Sacola de bombons com 5 unidades; Casca recheada de 800g de caramelo, limão, maracujá beijo ou brigadeiro; Ovo de colher de brigadeiro e beijinho, creme de Ninho com brownie, mouse de limão com crumble de pistache com opção  cobertura de coelho; Bolovo de red velvet ou cenoura e Ovos tradicionais que variam de 150 a 750g.

Mais informações podem ser obtidas pelo Facebook oficial ou pelo telefone 9 9115-9879.