Artesanato: 5 brinquedos divertidos para criançada fazer nas férias
Janeiro é marcado pelas férias escolares e os pais precisam entreter a criançada em casa. Uma maneira criativa e econômica de se divertir é fazer atividades envolvendo a reciclagem como brinquedos com garrafas pets, papelão e caixa de ovo. Pensando na hora do lazer, o Jornal Midiamax reuniu 8 brinquedos para a criançada confeccionar e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Janeiro é marcado pelas férias escolares e os pais precisam entreter a criançada em casa. Uma maneira criativa e econômica de se divertir é fazer atividades envolvendo a reciclagem como brinquedos com garrafas pets, papelão e caixa de ovo.
Pensando na hora do lazer, o Jornal Midiamax reuniu 8 brinquedos para a criançada confeccionar e soltar a imaginação. Os materiais são facilmente encontrados em casa ou podem ser adquiridos na papelaria de qualquer bairro. Confira!
1 – Chocalho
Qual criança não gosta de fazer barulho? Uma garrafa pet pode se transformar em um lindo chocalho para estimular e desenvolver as habilidades musicais dos pequenos.
Materiais:
Garrafa plástica
Tinta guache
Grãos de feijão, milho, arroz ou pequenas pedrinhas
Fita adesiva colorida
Tesoura sem ponta
Como fazer:
Para ficar ainda mais colorido, você precisa pintar os grãos com diferentes cores e esperar secar. Enquanto espera, corte o meio da garrafa (para deixa-la menor) e guarde o fundo e o gargalo. Una novamente as partes da garrafa com fitas adesivas coloridas e coloque os grãos secos dentro dela. O brinquedo pode ser feito com diversos tamanhos de garrafas e grãos diferentes para ter outros tipos de sons.
2 – Boliche criativo
Ainda na onda das garrafas plásticas, os recipientes podem virar um divertido jogo de boliche para toda a família brincar.
Materiais:
6 ou 12 garrafas plásticas
Papel sulfite branco
Tinta guache
Papel colorido (ou água misturada com um pouco de tinta guache)
Tesoura sem ponta
Cola branca
Bolinha de plástico
Como fazer:
Comece desenhando olhos e bocas de diferentes expressões no papel sulfite e depois pinte e recorte. Cole um olho e uma boca em cada garrafa já limpa e sem o rótulo. Após a cola secar, encha as garrafas com pedaços de papel colorido ou com um pouco de água colorida com tinta guache. Depois de pronto é só pegar a bolinha de plástico e chamar a turma para a brincadeira.
3 – Jacaré
Esse temido animal vive aparecendo em cidades próximas ao Pantanal, mas pode virar brinquedo na mão das crianças com a réplica feita em papelão. Com rolo de papel higiênico e caixas de papelão os pequenos vão adorar criar um jacaré super fofo!
Materiais:
2 caixas de sapatos do mesmo tamanho (de preferência estreitas)
4 rolos de papelão de papel higiênico
2 caixas de ovos vazias
Tinta acrílica verde
Tesoura sem ponta
Cola quente
Cola branca
Olhos móveis de plástico
Feltro (verde, branco e vermelho)
Como fazer:
Um pouco mais elaborado que os brinquedos acima, o jacaré precisa ser criado aos poucos. Primeiro, pinte as duas caixas de sapatos, os rolos de papel higiênico e as caixas de ovos com a tinta acrílica verde.
Para a cauda, recorte as partes da caixa onde ficam os ovos, encaixe uma dentro da outra e una com cola quente. Desenhe as patas e os dedos no feltro verde, recorte e cole com cola quente.
Pegue uma caixa de sapato e corte ao meio, depois cole a metade da caixa (com a abertura para frente) na outra caixa de sapatos, de forma para criar o corpo e a cabeça do jacaré. Pegue a outra caixa de ovo e cole em cima do “corpo” no jacaré para criar as “escamas”. Corte os excessos.
Corte duas das “escamas” da caixa de ovo e cole na cabeça do animal para fixar os olhos com cola quente. Depois, cole os tubos de papel higiênico para fixar as pernas. Na cabeça cole os dentes e a língua.
4 – Jogo da memória
O clássico jogo da memória é ideal para exercitar a mente da criançada. Com cartolinas e palitos de picolé o brinquedo pode ficar ainda mais interessante.
Materiais:
Cartolinas coloridas
Cola branca
Palitos de picolé
Como fazer:
Corte cartolinas coloridas em formato de picolé e depois cole o palito em cada uma. Com as outras folhas coloridas, desenhe e recorte bolas, traços ou desenhos para enfeitar seus picolés em uma das frentes. Nesta etapa, você pode soltar a imaginação. Depois de pronto, basta escrever (do outro lado) um sabor delicioso de picolé. Não esqueça de confeccionar um número par de picolés e escrever 2 sabores de cada.
5 – Jogo da velha
O jogo da velha é ideal para desenvolver o raciocínio lógico entre os pequenos. Esse brinquedo, fácil de manusear, pode ser levado para qualquer canto para diversão da criançada.
Materiais:
Bandeja grande de isopor
20 tampinhas plásticas divididas em 2 cores diferentes
Fita isolante
Como fazer:
Corte a fita isolante em 4 tiras e cole 2 no sentido horizontal e 2 no vertical para formar o tabuleiro. Depois é só dividir as tampinhas entre os participantes e começar a disputa.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
Últimas Notícias
Mato Grosso do Sul está em alerta de chuvas de 100 milímetros e ventos de 100 km/h
Inmet renovou alerta de tempestade nesta sexta-feira
Amazônia tem diversidade empobrecida por incêndios florestais
Bioma está virando floresta secundária, com menos estoque de carbono
Avisa que é hoje: Cidade do Natal é inaugurada nesta sexta, mas sem renas
A abertura dos portões da Cidade do Natal está prevista para acontecer às 17h30 desta sexta (13). Confira as atrações
Termina hoje: 3,3 mil cartas do Papai Noel dos Correios ainda podem ser adotadas
Prazo para retirar carta e entregar presentes encerra às 17 horas desta sexta-feira (13)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.