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Aprenda seis pratos mais leves para não exagerar até a ceia do Ano Novo

Depois da Ceia de Natal, quando todo mundo exagera, vem um hiato até o Ano Novo e, geralmente, as pessoas emendam nas comidas mais calóricas. Mas não precisa ser assim. O Jornal Midiamax mostra seis receitas leves para que você consiga chegar até o fim do ano sem mais exageros. Confira: Legumes assados com ervas […]

Da Redação Publicado em 26/12/2019, às 09h59

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Depois da Ceia de Natal, quando todo mundo exagera, vem um hiato até o Ano Novo e, geralmente, as pessoas emendam nas comidas mais calóricas. Mas não precisa ser assim.

O Jornal Midiamax mostra seis receitas leves para que você consiga chegar até o fim do ano sem mais exageros. Confira:

Legumes assados com ervas

Este é para agradar a todos, até os vegetarianos e veganos. É muito fácil: misture numa assadeira grande uma porção de legumes picados, como cenouras, aspargos, vagens, batatas-bolinha cortadas ao meio, berinjelas em rodelas, pimentões em tiras grandes e, se quiser, cogumelos frescos inteiros. Regue a assadeira com azeite de oliva, distribua alguns dentes de alho inteiros, com casca, e finalize com ervas frescas, como alecrim e tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, misture tudo com as mãos, e leve ao forno médio-alto por cerca de 30 minutos, até ficarem macios e dourados. Se quiser, regue-os com um pouquinho de vinho branco antes de assar. Além de delicioso, esse tipo de petisco também serve como guarnição de carnes, aves e peixes. Mas a ideia aqui é servir os legumes numa tigela, com pedaços de pão fresco. O alho ficará bem macio e dá para passar no pão! Esse petisco é fonte de fibras, provenientes dos legumes, e também de gorduras de boa qualidade, presentes no azeite, vitaminas e minerais, como os carotenoides, que protegem a visão (e são melhores absorvidos na presença de gordura).

Sobrou fruta seca? Leve para o forno

No Natal, muita gente costuma comprar frutas secas, como damasco e ameixa. Sempre sobra um pouquinho, e elas podem virar ótimos petiscos. As ameixas pretas são excelentes para os que sofrem de prisão de ventre, pois têm um efeito ligeiramente laxativo. Já os damascos secos são fontes de carotenoides, que agem como antioxidantes, além de conterem fibras e ferro, bom para evitar a anemia. Para aproveitar seu excelente sabor e nutrientes, corte os damascos secos ao meio e recheie-os com uma pastinha de ricota e gorgonzola (os queijos oferecem cálcio, bom para fortalecer os ossos e dentes). Acomode os damascos numa assadeira, um ao lado do outro, e complemente com as ameixas. Para deixá-las ainda mais apetitosas, você pode enrolar as ameixas secas (sem caroço) com uma fatia fina de bacon. Se tiver acesso a um bacon artesanal, sem conservantes, melhor ainda. Mas, não precisa exagerar na quantidade de bacon, senão o resultado pode ficar salgado e muito gorduroso. A ideia é contrastar o sabor doce das ameixas com apenas um toque da carne defumada. Regue tudo com um fio de azeite de oliva, polvilhe com castanhas picadas (nozes, avelãs, amêndoas e pistache ficam ótimos aqui, além de serem excelentes fontes de proteínas e de gorduras boas). Adicione um fio de vinho branco ou vinho do Porto e leve ao forno alto por alguns minutos.

Torradas com coberturas variadas

Inevitável, sempre sobra um pãozinho da ceia de Natal. Como o lema aqui é desperdício zero, corte-os em fatias, regue tudo com azeite de oliva e polvilhe as fatias com pimenta-do-reino e um pouco de orégano. Depois, abuse da criatividade nas coberturas. Sobrou tender da festa? Esse corte suíno, bem temperado, fica uma delícia em lascas e, por ser rico em gorduras e proteínas, transforma o petisco numa refeição nutritiva, que só precisa de alguns legumes para ficar completa. Coloque as lascas sobre as fatias de pão e complemente com tomatinhos picados e temperados com manjericão fresco e uma pitada de sal.

Abóboras assadas com gorgonzola

Eis um petisco vegetariano que também é ótimo para começar os trabalhos de fim de ano: abóboras ao forno com queijo gorgonzola. Se puder, compre uma abóbora inteira, de preferência a cabotiá (aquela da casca verde escura, rugosa, e polpa bem alaranjada). Lave-a bem e corte-a em cubinhos (se for orgânica, pode deixar até a casca, se você gostar). Coloque tudo numa assadeira, previamente untada com óleo ou manteiga, e tempere com um pouquinho de sal, pimenta-do-reino, um fio generoso de azeite de oliva (ou, se preferir, pedacinhos de manteiga), folhas de louro e raminhos de tomilho e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio-alto por cerca de 30 minutos. Quando estiverem quase totalmente macias, retire o papel-alumínio e acrescente pedaços de queijo gorgonzola. Leve ao forno novamente, por cerca de 10 minutos, apenas para amolecer o queijo e completar o cozimento das abóboras. Sirva com pão italiano, focaccia fatiada ou grissinis.

Almôndegas de frango com molhinho picante

Sabe aquele petisco para comer de palitinho? Este é feito para isso. Se você busca um aperitivo leve e rico em proteínas, aposte nestas almôndegas de frango. Use filé de frango moído, sem pele, e tempere a carne com cebola e alho picadinhos, salsinha e cebolinha picadas finamente, uma pitada de canela em pó, um ovo inteiro (use uma unidade para cada 500 gramas de peito de frango moído) e uma fatia de pão previamente deixada de molho no leite. Misture tudo muito bem e forme bolinhas. Tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Coloque as almôndegas numa assadeira untada, regue-as com azeite de oliva ou óleo vegetal, e asse-as, cobertas com papel por cerca de 20 minutos. Depois que estiverem bem cozidas, retire o papel e deixe-as dourar no forno alto, virando-as de vez em quando.

Snack crocante de grão-de-bico

Por fim, trago aquela receita de “salgadinho” saudável, caseiro, crocante e delicioso: snacks de grão-de-bico. Esse grão, rico em proteínas e pobre em gorduras, é um dos mais versáteis que existem. Para fazer o snack, deixe os grãos de molho de um dia para o outro. Remova a água e cozinhe o grão-de-bico coberto com água nova e uma folha de louro, na pressão, por cerca de 30 minutos. É importante que eles fiquem macios, mas sem desmanchar. Depois disso, escorra a água do cozimento (ou guarde-a para usar no preparo de uma sopa) e distribua os grãos-de-bico numa forma untadas. Tempere-os generosamente com azeite de oliva, um pouco de sal e capriche nas especiarias. Vale usar páprica, pimenta de caiena em pó, um pitada de canela, curry, cúrcuma, pimenta-do-reino… Todas elas acrescentam sabor, aroma e uma boa dose de antioxidantes para preservar a saúde (a canela, por exemplo, ajuda até a regular a glicemia, e a cúrcuma tem efeito bastante anti-inflamatório). Feito isso, misture muito bem, com as mãos, os grãos e os temperos, envolvendo tudo. Leve a assadeira ao forno médio-alto e mantenha o grão-de-bico no forno até ficarem bem crocantes, mexendo sempre para não queimar.

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