Com a chegada do inverno, muitos animaizinhos sofrem com o frio, principalmente os que vivem na rua e não tem um canto quentinho para se aquecerem. Pensando nisso, alunos do Grêmio Estudantil “O Futuro é Agora”, de uma escola estadual de São Paulo, decidiram confeccionar casinhas para os animais abandonados da cidade.
A ideia foi tão repercutida em Ilha Comprida que os estudantes compartilharam na internet o passo-a-passo de como como fabricar os abrigos sustentáveis para os pets. A casinha é uma ótima opção para os cachorros de rua e também para protetores temporários que contam com ajuda financeira escassa.
Materiais utilizados:
1- 78 garrafas Pet. São feitos 13 tubos que levam 6 garrafas PET por tubo;
2- Quatro tubos de tinta branca e um tubo de tinta preta;
3- Metade de um palete para forrar o chão;
4- Dois tubos de cola náutica;
5- Dez folhas de lixa para ferro;
6- Uma bomba de ar para encher bolas;
7- Bexiga bem grossa ou luva de borracha
8- Um pedaço de madeirite ou outro tipo de madeira fina para fazer o assoalho e a parede de fundo da casinha;
9- Estilete;
10- Tesoura;
11- Barbante;
12- Par de luvas de borracha para as fases de colagem e pintura;
13- Espuma expansiva.
Passo-a-passo
1- Lavar e secar por fora todas as garrafas PET. Em seguida, colocá-las de cabeça para baixo para que o restante da água escorra.
2- Com a bomba de ar e o dedo médio da luva (podendo ser uma bexiga) encaixado no bico da bomba, acoplar à outra extremidade na tampinha que deverá estar atarrachada em meia volta no bocal da garrafa. Encher a garrafa até que o ar endureça as paredes da garrafa, terminando de atarrachar a tampinha para manter a garrafa endurecida para a fase seguinte. Só retire da bomba quando a garrafa estiver totalmente tampada.
3- Quando todas as garrafas estiverem totalmente cheias de ar, lixar a parte central do corpo da garrafa para que na fase de colagem haja maior aderência da cola na superfície da garrafa.
4- Recorte o gargalo e o fundo de duas garrafas para formar um tubo conector. Você vai precisar de duas conexões para juntar as três garrafas restantes e mais o fundo de uma garrafa para finalizar o tubo.
5- Em seguida, para obter o formato de IGLU, utilizar um molde de papelão com a abertura desejada para o tamanho do palete.
6- A partir da angulação traçada, fixar o molde no palete e colocar em suas extremidades, por sobre a lateral do palete, dois tubos para iniciar a modelagem do iglu. Esse processo inicial demanda de 15 a 20 minutos para que os dois primeiros tubos colem na madeira do palete.
7- Os demais tubos devem ser colados uns nos outros, após serem amarrados com barbante, fileira por fileira de tubo, acompanhando a angulação traçada e dando o formato de iglu. Esse processo é bem rápido, mas deve-se deixar a cola fixar bem para em seguida começar a próxima fase de lixar os excessos de cola.
8- Para o fechamento da parede de fundo, é indicado trabalhar em 4 linhas para dar a altura da angulação traçada:
-Na 1ª linha foram usadas mais duas garrafas que foram cortadas para se encaixarem uma na outra, mantendo o tamanho necessário para o fechamento da parte de trás.
– Na 2ª e 3ª linhas deve proceder o mesmo modo, só que fazendo ajustes nos cortes das garrafas conforme a angulação traçada;
– Na 4ª linha e o fechamento da 3ª linha, para ajustar os cantos do iglu, utilizar uma média de quatro garrafinhas de 500ml de água.
– Para o fechamento final das frestas que ficam, utilizar espuma expansiva, que deve ser lixada após secagem para dar acabamento para pintura.
9- Quando os tubos estiverem bem colados e secos, inicia-se o processo de lixar todo o excesso para em seguida começar a pintura que deve ser de duas a três demãos com intervalo de secagem entre as demãos.
10- Quando a tinta estiver bem seca, a critério, pode-se iniciar o processo de embelezamento da casinha. Para decorar, os alunos optaram por pintar em estêncil, com formato de patinhas de cachorro: no teto exterior, na parede de fundo interna e no do chão da casinha com cores contrastantes para ficar bem charmoso.