Ambientes sem graça? Aprenda a envelopar móveis com pouco dinheiro
Móveis desgastados com o tempo ou monocromáticos podem ser facilmente reformados para dar uma cara nova na decoração de casa. Rápido e prático, uma das opções mais em conta é o envelopamento de móveis com papel contact. Com um pouco de habilidade, peças de mobília podem se transformar em poucos minutos, mas é preciso ficar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Móveis desgastados com o tempo ou monocromáticos podem ser facilmente reformados para dar uma cara nova na decoração de casa. Rápido e prático, uma das opções mais em conta é o envelopamento de móveis com papel contact. Com um pouco de habilidade, peças de mobília podem se transformar em poucos minutos, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes.
Antes de começar, verifique se o móvel possui acabamento liso e sem arranhaduras. Caso esteja muito desgastado com o tempo, você poderá fazer o lixamento com uma lixa própria para madeira.
A peça também deverá estar limpa e livre de gorduras. Para garantir que o móvel esteja pronto para a transformação, utilize um pano úmido com um produto de limpeza nas superfícies e espere secar.
Caso tenha algum parafuso, o acessório deve ser retirado antes do processo.
Materiais necessários:
– Adesivo para envelopar móveis (papel contact). Nas papelarias e lojas de decoração existem uma infinidade de opções em cores e texturas de adesivos. Fique atento, se a peça for muito grande prefira as folhas com 2M para evitar muitas emendas.
– Régua ou espátula. Estes objetos são indispensáveis para auxiliar na hora da colagem. Com a ajuda da espátula, o papel desliza com mais facilidade e impede a formação de bolhas. Cartão de crédito antigo ou um paninho também fazem o mesmo papel, mas tome cuidado para não danificar o adesivo.
– Secador de cabelo. Se o móvel tiver detalhes ou desníveis, o secador de cabelo pode ajudar a ter um acabamento impecável.
– Estilete
Passo a Passo:
1- Meça a área a ser envelopada e corte o papel no tamanho da superfície para facilitar a aplicação. Não esqueça de deixar uma folguinha em todos os lados, de pelo menos 1 cm, como margem de segurança para dar o acabamento final.
2- Descole o plástico de proteção do papel contact em 5 cm e comece a grudar na superfície. Com a ajuda da espátula, vá alisando a parte que você já colou enquanto tira o papel de baixo simultaneamente. Se aparecer alguma bolha nesta hora, retire cuidadosamente a parte danificada e recoloque novamente alisando bem.
3- Nos locais onde a espátula não chega você pode passar a unha ou aquecer o local com o secador. O calor do equipamento faz com que o adesivo “enrugue” e chegue nos cantos.
4- O excesso do papel deve ser retirado cuidadosamente com o estile. A régua metálica também ajuda para que o corte não fique torto ou mal-acabado. Quinas e bordas devem ser cortadas em um único movimento com o estilete bem afiado.
Notícias mais lidas agora
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
- Homem morre após se engasgar com carne em bar na Guaicurus em Campo Grande
Últimas Notícias
VÍDEO: Incêndio toma conta de vegetação em Maracaju
Em meio ao tempo extremamento seco, com umidade do ar abaixo dos 12% em Mato Grosso do Sul, os focos de incêndio ficam mais recorrentes
‘Ficha não caiu’, diz humorista francês após capotar o carro
Acidente aconteceu no último domingo (6); todos os ocupantes que estavam no veículo passam bem
Júri desclassifica crime e homem que tentou matar caminhoneiro e esposa é condenado no semiaberto
Gabriel Zampiere de Mattos Bezerra faltou ao julgamento, mas as vítimas relembraram o desespero e ‘arma na cabeça’
Com salários de até R$ 4 mil, inscrições para concurso do CRC-MS seguem abertas até quinta-feira
Concurso tem duas vagas de nível médio e duas para formados em Ciências Contábeis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.