Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ainda dá tempo: clube de astronomia ensina como fazer óculos para observar eclipse

Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação. […]
Arquivo -
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação.

O eclipse solar é um fenômeno que acontece a cada 18 meses, é quando a Lua, passa em frente ao sol, bloqueando temporariamente a luz solar escurecendo o dia por alguns minutos.

Para observar o fenômeno, que acontece nesta terça-feira, o clube de astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), convida a população para se reunir às 16h na rotatória do estádio Morenão. Os organizadores disponibilizarão óculos específicos para a observação.

Mas caso você não possa comparecer ao local, e queira observar o eclipse solar, o clube ensina como fazer seus próprios óculos. Os materiais necessários são: uma folha de EVA, filtro de solda número 14, elástico, cola quente, tesoura e régua.

Modo de fazer: Para a realização dos óculos é preciso primeiro cortar quatro quadrados de EVA (11 cm por 5 cm) para que possa ser colado o filtro neles. Em seguida, cortar duas fitas de EVA de 31 cm por 2 cm. Para juntar com o filtro solar. Assim o filtro ficará bem preso para a observação.

Após todos os cortes, os quatro quadrados devem ser colocados no filtro com cola quente, para fixar bem. Em seguida, é preciso fazer um furo no EVA já colado – em cada lado com uma distância de 2,5 cm da borda – onde será colocado o elástico.  O elástico deve ser cortado com 30 cm de comprimento.

Após cortar os elásticos, basta amarrar nos furos que foram feitos na borda do EVA. Finalizando assim a montagem. O passo a passo completo foi disponibilizado  aqui.

O clube ainda ressalta que o eclipse só pode ser visto por 30 segundos, logo após é preciso dar um intervalo de 3 minutos para voltar a olhar o fenômeno.

Vale ressaltar que, em o eclipse começa às 15h56 e o ápice de bloqueio da luz solar acontece às 16h54. O fenômeno termina às 17h09.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina