Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ainda dá tempo: clube de astronomia ensina como fazer óculos para observar eclipse

Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação. […]
Arquivo -
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação.

O eclipse solar é um fenômeno que acontece a cada 18 meses, é quando a Lua, passa em frente ao sol, bloqueando temporariamente a luz solar escurecendo o dia por alguns minutos.

Para observar o fenômeno, que acontece nesta terça-feira, o clube de astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), convida a população para se reunir às 16h na rotatória do estádio Morenão. Os organizadores disponibilizarão óculos específicos para a observação.

Mas caso você não possa comparecer ao local, e queira observar o eclipse solar, o clube ensina como fazer seus próprios óculos. Os materiais necessários são: uma folha de EVA, filtro de solda número 14, elástico, cola quente, tesoura e régua.

Modo de fazer: Para a realização dos óculos é preciso primeiro cortar quatro quadrados de EVA (11 cm por 5 cm) para que possa ser colado o filtro neles. Em seguida, cortar duas fitas de EVA de 31 cm por 2 cm. Para juntar com o filtro solar. Assim o filtro ficará bem preso para a observação.

Após todos os cortes, os quatro quadrados devem ser colocados no filtro com cola quente, para fixar bem. Em seguida, é preciso fazer um furo no EVA já colado – em cada lado com uma distância de 2,5 cm da borda – onde será colocado o elástico.  O elástico deve ser cortado com 30 cm de comprimento.

Após cortar os elásticos, basta amarrar nos furos que foram feitos na borda do EVA. Finalizando assim a montagem. O passo a passo completo foi disponibilizado  aqui.

O clube ainda ressalta que o eclipse só pode ser visto por 30 segundos, logo após é preciso dar um intervalo de 3 minutos para voltar a olhar o fenômeno.

Vale ressaltar que, em o eclipse começa às 15h56 e o ápice de bloqueio da luz solar acontece às 16h54. O fenômeno termina às 17h09.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

PF desarticula quadrilha especializada na produção de droga sintética

Desaparecido há 4 dias em MS, familiares continuam com buscas

Bahia perde para Atlético Nacional e se complica na Libertadores

Motociclista é reanimado por socorristas após acidente entre moto e ônibus

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Justiça autoriza exumação em caso de investigação de paternidade em Terenos

Últimas Notícias

Economia

Custo de cesta básica ideal para uma pessoa chega a R$ 432 em abril

Os dados constam na edição de maio do Boletim Mensal de Monitoramento da Inflação dos Alimentos

Polícia

Bêbado é preso após invadir casa da ex-mulher e descumprir medida protetiva

Ele foi flagrado dentro da casa da ex-companheira

Brasil

Receita lança painel interativo de benefícios fiscais a empresas

Os dados são baseados nas informações prestadas pelas próprias empresas

Polícia

Após perseguição na Nova Campo Grande, polícia apreende 141 kg de cocaína

Após tentativa de fuga de um motorista