Nesta terça-feira (02) haverá um eclipse solar, e para você que gostaria de acompanhar o fenômeno, o Clube de Astronomia Carl Sagan irá realizar a observação ao vivo fornecendo inclusive óculos próprios para isso. Mas se você não puder comparecer ao evento, eles disponibilizaram também um tutorial de como fazer seu próprio óculos para observação.

O eclipse solar é um fenômeno que acontece a cada 18 meses, é quando a Lua, passa em frente ao sol, bloqueando temporariamente a luz solar escurecendo o dia por alguns minutos.

Para observar o fenômeno, que acontece nesta terça-feira, o clube de astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), convida a população para se reunir às 16h na rotatória do estádio Morenão. Os organizadores disponibilizarão óculos específicos para a observação.

Mas caso você não possa comparecer ao local, e queira observar o eclipse solar, o clube ensina como fazer seus próprios óculos. Os materiais necessários são: uma folha de EVA, filtro de solda número 14, elástico, cola quente, tesoura e régua.

Modo de fazer: Para a realização dos óculos é preciso primeiro cortar quatro quadrados de EVA (11 cm por 5 cm) para que possa ser colado o filtro neles. Em seguida, cortar duas fitas de EVA de 31 cm por 2 cm. Para juntar com o filtro solar. Assim o filtro ficará bem preso para a observação.

Após todos os cortes, os quatro quadrados devem ser colocados no filtro com cola quente, para fixar bem. Em seguida, é preciso fazer um furo no EVA já colado – em cada lado com uma distância de 2,5 cm da borda – onde será colocado o elástico.  O elástico deve ser cortado com 30 cm de comprimento.

Após cortar os elásticos, basta amarrar nos furos que foram feitos na borda do EVA. Finalizando assim a montagem. O passo a passo completo foi disponibilizado  aqui.

O clube ainda ressalta que o eclipse só pode ser visto por 30 segundos, logo após é preciso dar um intervalo de 3 minutos para voltar a olhar o fenômeno.

Vale ressaltar que, em o eclipse começa às 15h56 e o ápice de bloqueio da luz solar acontece às 16h54. O fenômeno termina às 17h09.