Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras difunde a literatura regional no FASP

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras participa da 15ª edição do Festival América do Sul, que começa nesta quinta-feira (14), para difundir a literatura
Arquivo -

A Sul-Mato-Grossense de Letras participa da 15ª edição do Festival América do Sul, que começa nesta quinta-feira (14) em , para difundir a literatura produzida no MS. Na tarde de quarta-feira (13), acadêmicos da ASL conversaram com jovens do 8º e 9º anos da Escola Municipal Pedro Paulo de Medeiros, apresentando autores regionais em registros que contam a história do Estado. Nesta quinta, às 14h, o papo será com estudantes do 4º e 5º anos do Colégio Imaculada Conceição (Cenic). Às 15h, será aberto oficialmente o estande da ASL no Festival.

Na visita às escolas, o presidente da ASL, escritor Henrique de Medeiros, fala sobre a história da nossa literatura e relembra a obra de escritores que abordam a linguagem regional, como Manoel de Barros, Hélio Serejo, Abílio de Barros e Pedro de Medeiros. Junto de Henrique, outros enredos são contados pela escritora e ativista cultural Lenilde Ramos, recém-empossada na cadeira 31 da ASL e também com a participação do acadêmico Samuel Xavier Medeiros. Para encontrar o trio de escritores, basta ir até o estande da Academia, no pavilhão montado na Avenida General Rondon.

“Vislumbramos uma excelente oportunidade de trazer a arte literária para um grande evento que reúne todas as artes nesta cidade que é celeiro da cultura sul-mato-grossense”, celebrou Henrique de Medeiros. Assim, segundo ele, faz-se cumprir o papel da instituição em popularizar, difundir e fomentar a arte da escrita, a partir de uma agenda anual que inclui eventos na Capital e palestras no interior.

“Tivemos uma recepção que superou expectativas, tanto pelos alunos, quanto pela equipe de educadores, em um encontro muito produtivo”, conta Lenilde – que ajudou na construção de um expressivo panorama sobre a literatura da terra, além de detalhar a estrutura, atuação e abrangência da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras no cenário cultural. O objetivo principal, conforme o acadêmico Samuel Medeiros, “é incentivar a prática da leitura e expressar a criatividade por meio das palavras”.

Em Corumbá, as atividades da Academia previstas para os próximos dias incluem, além de visitas a escolas, bate-papo com autores, sorteio de livros, e exposição de obras literárias regionais com preços populares no estande da ASL, aberto até o próximo domingo.

Avenida da Latinidade – Nos pavilhões e estandes, o público terá acesso das 15h às 23h, para visita e comercialização de produtos de artesanato, artes plásticas e literários do Estado e dos países convidados. O espaço Mostra MS destina-se à exposição e comércio de produtos originados do Estado dos setores criativos das artes visuais, design, modas sustentável, gastronomia regional, saberes tradicionais e editorial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Modelo brasileira é escolhida pela Chanel para fotos de alta joalheria

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo

Polícia

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Foi morto em um confronto com policiais do Choque da Polícia Militar, na noite desta sexta-feira (18)

Trânsito

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Entre as rotatórias da Apaporé e da entrada do Calcário Bodoquena