Quando você está na correira para viajar, cada minuto conta. A tentação de simplesmente despejar seu armário em uma mala se torna enorme e parece a solução mais fácil, não é? No entanto, é possível arrumar a mala uma hora antes da sua viagem e ainda acabar colocando tudo o que você precisa de forma organizada para não esquecer nada para trás.

Confira 5 dicas para sua mala de último minuto que vão garantir todo o necessário para a sua viagem:

Escolha a mala correta

Se você estiver fazendo uma mala de último minuto, é essencial garantir que sua mala atenda às suas necessidades. Você precisa de uma mala de viagem pequena ou grande? Dependendo da situação, escolher uma bolsa menor que não complique sua vida e pese menos ou uma mala maior e espaçosa pode ser algo a se considerar. Também é uma boa ideia checar novamente as restrições de bagagem de cabine e bagagem de mão da sua companhia aérea, se for viajar de avião. Enganar-se com as medidas pode significar gastar mais dinheiro e perder mais tempo.

Faça uma “gaveta de viagem”

Pode ser interessante se “preparar” para os imprevistos mantendo todos os seus produtos de viagem em um só lugar. Isso diminui muito as chances de você descobrir no aeroporto que deixou seu passaporte em casa. Uma boa “gaveta de viagem” inclui coisas como passaportes, documentos de reserva de hotel, cartões de embarque, carregadores de telefone e adaptadores de tomada. A gaveta não precisa ser uma gaveta, literalmente; ela pode ser uma pasta ou uma bolsa, por exemplo.

Faça uma lista do essencial

Não importa o quanto a preparação esteja atrasada, respire fundo e monte uma lista rápida. Passar alguns minutos anotando o que você precisa levar pode poupar a agonia de perceber que você chegou ao seu destino e esqueceu algo importantíssimo para trás. Você também pode fazer uma lista de todas as atividades planejadas para a sua viagem e usá-la para decidir exatamente o que precisará para cada uma.

Cheque a previsão do tempo no seu destino

Se você está indo para uma cidade chuvosa e planeja passar a maior parte do tempo em atividades ao ar livre, deixe as botas de couro em casa e invista em um trench impermeável. Uma boa tática é manter uma cópia de uma lista básica em sua mala ou em seu telefone. Essa lista deve incluir tudo o que você sabe que precisa para praticamente qualquer viagem. Dessa forma, você pode adicionar itens específicos conforme o clima ou a atividade, dependendo do seu destino.

Escolha roupas versáteis 

Concentre-se em selecionar peças de roupa versáteis. Isso significa incluir itens como jeans, cores neutras que combinam entre si e tecidos que não amassem. Não escolha nada que você não use diariamente a menos que a viagem inclua alguma ocasião especial. Lembrando que tecidos sintéticos amassam menos, são mais fáceis de lavar e pesam menos na mala. Evite colocar peças “por vias da dúvidas”.

Se você tiver todos os seus documentos essenciais, roupas adequadas, os acessórios indispensáveis pro dia a dia e os artigos de higiene necessários, poderá considerar sua mala de última hora um sucesso!